Estrela de Davi

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Sempre tive curiosidade sobre este símbolo tbm ^^ espero q gostem =)

Uma expressão q vem da Argentina "Magen Davi" q representa uma estrela formada por 2 triângulos sobrepostos. O substantivo "Magen" refere-se a um objeto q proporciona defesa ao corpo durante um combate, um escudo, bróquel, escamas... Daí a expressão "Escudo de Davi".

Dada a constante presença deste símbolo em lares judeus e nas sinagogas, costuma-se atribuir a eles um caráter especificamente judáico. Mas ao contrário do q se pensa, o hexagrama naum eh um símbolo de origem exclusivamente judáica e foi pouco usado pelos judeus até uns 100 anos atraz. Foi somente no fim do século XIX q os judeus resolveram escolher como símbolo q representasse sua crença, o hexagrama.

De acordo com a tradição judaica, este símbo era encravado nos escudos dos guerreiros do Rei Davi. Esta tradição teve origem hebraico para Davi ser escrito originalmente por 3 letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav, Dalet. Estas duas Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até entaum, uma variação do alfabeto fenício, conhecido como proto-hebraico. Estas duas letras eram colocadas sobrepostas nos escudos dos guerreiros. Apesar de ser uma história bem plausível, ainda carece de provas históricas ou arqueólogas.

Os vértices do primeiro triângulo representam os 3 pilares da fé: Deus, o homem, o povo. O segundo representa os 3 grandes momentos da nossa história: Criação (passado), revelação (passado q prossegue no presente) e redenção (futuro). Sendo o primeiro representando a fé, o segundo representando a história, juntos constituem a essência dos ideais.

Mais ainda, 2 triângulos entrelaçados dão a ideia do entrosamento entre opostos, indicando assim a união de todas as contradições em perfeita harmonia. Em poucas palavras, este é o símbolo máximo de paz universal, Shalom - a missão do judeu, pertante toda humanidade. (parece até q eu to fazendo propaganda ^^)

Há alguns pensadores q viram o conceito de "Estrela de Davi" e nos triângulos q a compõe, com o elemento macho (triângulo com a ponta virada para cima, tbm conhecido como lâmina) e fêmea (triângulo com a ponta virada para baixo, tbm conhecido como cálice). Há os q viram neste símbolo a relação entre o elemento celestial que aspirado para a terra o seu poder (triângulo virado pra baixo) contra o elemento terrestre q aspira para o céu sua influência (triângulo para cima).

De acordo com a Cabala (livro de mística judaica) a Estrela de Davi insinua a representação de 7 emanações divinas (Sefirot) inferiores. Cada 1 dos 6 triângulos q formam o lado da estrela representariam uma emanação e o centro dos triângulos maiores sobrepostos representariam a emanação chamada Malchut.

O filósofo Franz Rosenzweig deu uma interpretação mto peculiar ao símbolo qdo afirmou q um dos triângulos seria a representação da base de focos q caracterizam o pensamento do mundo: Deus, o homem, o mundo. Óbviamente havia filósofos q naum crêem na existência de Deus, de um mundo físico ou de uma humanidade separada no mundo real. O outro triângulo, representaria a posição do judaísmo nestes assuntos. Num nível bem básico, o judaismo se ocuparia na reflexão sobre as relações q existem entre outros fatores, no tocante, os 3 fundamentos principais do judaismo na opinião de Rosenzweig: Criação (relação entre Deus e o mundo) Revelação (relação entre Deus e o homem) e Redenção (relação entre o homem e o mundo).

O cristianismo utiliza este símbolo como sinal de respeito à Israel, sendo esse o lugar onde acreditam q Jesus vai voltar.


Espero q tenham gostado da "revelação" deste símbolo ^^. Particularmente, achei mto interessante =]
Vou ficando por aqui, mas deixo um forte abraço e um sincero desejo de prosperidade para todos!!

Baphomet

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Deste símbolo eu gosto mto ^^ Sempre tive muita curiosidade sobre ele. Leia o artigo completo antes de me chamar de adorador do demônio.


A palavra Baphomet vem da junção das palavras gregas "Bath" e "Methis" q significam "Batismo da Sabedoria". Mas em hebarico é "Beth-Pe-Vav-Taf". Aplicando à cifra Atabash (modo de codificação usado pelos Cabalistas Judeus) obtém-se "Shin-Vav-Pe-Yod-Alpeh" q se soletra "Sophia", palavra grega q significa Sabedoria.

Foi ligado não só ao satanismo, mas foi dito ser o próprio Diabo pela igreja (q novidade eles fazerem essas coisas... ¬¬) por ser usando pelos Cavaleiros Templários enquanto o Papa Clemente V tentava, com acusações de heresia e entre outras coisas, destruir a boa fama dos Templários e fazer com q os msm voltassem a pagar impostos para a igreja.

Pode ser representado em seu aspecto metafísico como o espírito divino q ligou o céu e a terra. Isto pode ser visto no Baphomet de Eliphas Levi, q aponta com 1 braço para cima e outro para baixo (uma posição semelhante à Shiva da Índia). No ocultismo, isto representa o conceito q diz "assim encima como em baixo".

De acordo com a descrição do Abade, a imagem do Baphomet é feita do seguinte modo: "Figura panteística e mágica do absoluto. O facho colocado entre os dois chifres representa a inteligência equilibrante do ternário; a cabeça de bode, cabeça sintética q reúne alguns caracteres do cão, do touro e do burro representa a responsabilidade só da matéria e a expiação, nos corpos, dos pecados corporais. As mãos são humanas, para mostrar a santidade do trabalho, fazem o sinal de esoterismo para cima e para baixo para recomendar o mistério aos iniciados. Mostram 2 lunares crescentes. Um branco q está encima e outro mais escuro, q está em baixo, para explicar as relações entre o bem e o mal, da misericórdia e da justiça. A parte de baixo do corpo está coberta. Imagem do mistério da geração universal, expressa somente o símbolo de Caduceu.

O ventre do bode é escamado e deve ser colorido em verde; o semicírculo q está encima deve ser azul; as pernas q sobem até o peito devem ser de diversas cores. O bode tem peito de mulher e, assim só traz da humanidade os sinais de maternidade e do trabalho, isto é, os sinais redentores. Na sua fronte e em baixo do facho, vemos o signo do microcosmo, ou pentagrama de ponta para cima, símbolo da inteligência humana, q colocado em baixo do facho, faz da chama deste, uma imagem de revelação divina. Este panteus deve ter por assento, um cubo e para estrado quer uma bola só, quer uma bola e um escabelo triangular."

Devido à eficiência da sua ideação, Levi faz propositalmente com q exatamente essa forma do Baphomet era presente na celebração dos Antigos Mistérios.

A imagem do Bode de Mendes, de Eliphas Levi, foi uma das primeiras, senão a primeira, q associou um bode ao ídolo Templário. É muito provável, dada à condição de sarcedote católico do Abade Alfonse Louis Constant, q a imagem bíblica do sacrifício do Bode Expiatório tenha lhe servido de inspiração. O bode no Egito, entretanto não possuía um significado religioso grande exceto por este culto sacrificial, promovido na cidade de Mendes. Daí a denominação escolhida por Levi, o Bode de Mendes.

Bom, se tiver mais alguma coisa pra falar, peço q me lembrem :)

Espero q tenham gostado deste post ^^ e tbm q tenham mudado seus conceitos sobre esta imagem. Vou ficando por aqui. Forte abraçao q muita prosperidade pra tdos!!!

Os Cavaleiros Templários

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Hj estarei falando sobre esta ordem :D Ants de ler este (ou qqr outro) artigo deste blog, livre sua mente dos preconceitos, livre sua mente de achar q tdo está ligado ao satanismo, caso contrário, feche esta página e vá ler a Bíblia... (Desculpe se estou sendo rude).

A Ordem dos Cavaleiros Templários foi fundada em 1118, logo após a primeira cruzada. Eram uma ordem religiosa, de monges guerreiros com a finalidade de proteger a Terra Santa dos ataques maometanos, mantendo os reinos cristãos q as cruzadas haviam fundado no Oriente.


O nome Cavaleiros do Templo lhes veio pq seu primeiro convento e principal, fora estabelecido no lugar onde havia o Templo de Salomão, em Jerusalém. A Ordem do Templo e suas regras foram aceitas pela igreja. Eles foram fiéis à igreja durante muitos anos.


Eles fizeram voto de pobreza, seu símbolo passou a ser de 2 cavaleiros encima de apenas 1 cavalo. Por causa do local de sua sede, seu voto de pobreza e sua fé em Cristo, a ordem era chama de "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão" ou simplesmente "Cavaleiros Templários".
Sob a divisa "Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da Gloriam" (Sl 115, 1) "Não a nós, senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai a glória".


Seu crescimento vertiginoso ao mesmo tempo que ganhava grande admiração da Europa se deu pelo grande fervor religioso e pela sua incrível força militar. Os Papas guardaram a ordem acolhendo-a sob sua imediata proteção, excluindo qualquer intervenção de qualquer outra jurisdição fosse ela secular ou episcopal.

Um contemporâneo (Jacques de Vitry) descreve os Templários como "leões de guerra e cordeiros no lar; rudes cavaleiros no campo de batalha, monjes piedosos na capela; temidos pelos inimigos de Cristo, a suavidade para com Seus amigos".


Com o passar do tempo, a ordem foi ficando mto rica politicamente poderosa. Recebendo várias doações de várias partes da Europa.

A ordem possuia diversos tesouros religiosos fabulosos, incluindo a coroa de espinhos de Jesus Cristo. Acreditava-se também q eles estavam em posse do maior de todos as relíquias cristãs: O Santo Graal. Dizem q de alguma forma, eles chantagiavam a igreja com isso.

Acredita-se q eles criaram o sitema bancário de depósito e extrato de dinheiro, pois precisavam viajar muito, e não podiam sempre carregar consigo tamanha quantia de dinheiro, assim, pensaram em um jeito mais inteligente de "estar com o dinheiro a todo o tempo".

O Rei da França Felipe IV queria se apossar de todos os tesouros dos Templários entaum em 1307 deu início à Caçada aos Templários, acusando-os de heresia e imoralidade.
Tanto o Rei Felice IV quanto o papa Clemente V tinha a inteção de desmoralizar e destruir a ordem. O primeiro pq devia dinheiro à ordem, já o Papa queria revogar o contrato q isentava os Templários de pagarem taxas à igreja católica. Uma das principais acusações, era de adorar ao Diabo (supostamente, akele cara com cabeça de bode na imagem lá encima), q na verdade se chama BAPHOMET e não tem nda a ver com o diabo (falarei dele muito em breve).

No dia 13 de Outubro de 1307 o rei obrigou o comparecimento de todos os templários da França. Os templários foram encarcerados em masmorras e submetidos a torturas para se declararem culpados de heresia, no pergaminho redigido após a investigação dos interrogatórios.

Antes de ser queimado vivo em 1314, Jacques de Molay (o último Grão-mestre) teria intimado o Rei Felipe O Belo e o Papa Clemente V a comprecer ao julgamento de Deus a partir da pira. E que Felipe O Belo e seus descentes teriam algum revés letal. O rei Felipe veio a falecer no mesmo ano de 1314, assim como o Papa Clemente V. Nos próximos catorze anos, os três filhos do rei, que seriam seus sucessores no trono, faleceram, encerrando a linhagem direta de 300 anos dos reis Capetianos (Capet), levando muitos a crer que a dinastia fora amaldiçoada - daí o nome "Os Reis Malditos" (Les Rois Maudits). De Molay teria desafiado o rei e o Papa a encontrá-lo novamente diante do julgamento de Deus antes que o atual ano terminasse - apesar de esta frase não conste em relatos modernos da execução de de Molay. Philip e Clement V de fato morreram ainda no ano de 1314. Esta série de eventos formam a base de Les Rois Maudits (Os Reis Malditos), uma série de livros históricos de Maurice Druon. Ironicamente, o Rei Louis XVI era um descendente de Philippe O Belo e sua neta Rainha Joan II de Navarre.

Quando a cabeça do rei Louis XVI caiu na cesta da guilhotina, um homem não identificado se aproximara. Mergulhou a mão no sangue do monarca, sacudindo-a no ar e gritara: "Jacques de Molay, fostes vingado!"

Os grandiosos tesouros dos templários desapareceram misteriosamente e até hj não foram encontrados. O fato de não ter sido encontrado sequer um documento do julgamento contra os templários fez com q muitos livros e filmes fossem lançados, com grande repercusão públical, porém nenhum embaseamento histório. Por este motivo tbm, mtas sociedades secretas se proclamam herdeiras dos templários.


(Jacques de Molay)



Bom... é isso aew =) Espero q tenham gostado da aulinha de história ^^ . Na verdade, ainda tem + 1 coisinha q eu gostaria de falar sobre os templários, mas naum achei nda confirmando... o lance da sexta feira 13... assim q eu encontrar algo, eu volto aki e coloco isso.

Um forte abraço e desejo para todos muita prosperidade!! :D Até a próxima !

O Necronomicon

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

E ae pessoal! Hj venho aki falar sobre algo q, naum sei pq, me chamou MTO a atenção... e é uma coisa q eu gostaria de ter mto mais conhecimento e esclarecimento: O Necronomicon


Necronomicon: Livro dos Nomes de Mortos, ou do Árabe original "Al Azif" (Uivo dos Demônios Noturnos). É um poderoso livro de magia, principalmente necromante e ocultismo.

Foi escrito em torno de 730 d.C. por Abdul Alhazred, em Damasco. Ao contrário do q se pensa, não é apenas um compilado de rituais e encantos, mas tbm uma narrativa dividida em 7 volumes, escrita numa linguagem obscura e abstrata. Alguns trechos, descrevem claramente métodos de evocação, rituais e fórmulas mágicas. Além de abordar tbm as civilizações antediluvianas e mitologia antiga. Tendo sua provável base no Gênese, no Apocalipse de São João e no Apócrifo do livro Enoch. Reúne um alfabeto de 21 letras, 19 chaves (evocações) em linguagem enochiana (what??) e mais de 100 quadros mágicos compostos por até 240 caracteres, amém de grandes conhecimentos ocultos.

O Necronomicon diz q existem outros seres ocultos q habitam a Terra. Estes seres são denominados de "Antigos". Vieram de esferas semelhantes ao sistema solar. Sobre-humanos, detetores de poderes devastadores. Sua evocação só é possível atravez de rituais escritos no Necronomicon. A palavra árabe para designar "antigo" vem do verbo em hebreu "cair". Portanto seriam "Anjos" Caídos (naum sei de onde veio esse "anjo", mas estou apenas repassando o q eu li).

O autor do Necronomicon (Abdul Alhazred) nasceu em Sanna no Iêmen. Em busca da sabedoria, vagou de Alexandria ao Pundjab, passando vários anos no deserto do sul da Arábia. Alhazred dominava vários idiomas, era um excelente tradutor e tbm um poeta, o q proporcionava um aspecto dispersivo em suas obras, incluindo o Necronomicon. Durante a meditação, acendia um incenso, combinando várias ervas, entre elas, o ópio e o haxixe.

Existe uma grande semelhança dos personagens e enredos das narrações do Necronomicon em diversas culturas. O mito escandinavo do apocalipse, chamado Ragnarok, é sugerido em certas passagens do Livro; além dos Djins Árabes e Anjos Hebraicos, que seriam versões dos deuses escandinavos citados. Este conceito também é análogo à tradição judaica dos Nephilins.


Agora peço um pouco da atenção de tdos vcs... Alguem já jogou Legend of Zelda aki ? Olhem essa imagem ao lado >>>>

Algum símbolo familiar?

Quando eu vi, fiquei imensamente impressionado... n faço ideia do motivo da Triforce estar ali no canto inferior esquerdo (Aquele triângulo formado por 3 triângulos menores)

Tô pesquisando mais a fundo sobre o passado deste símbilo q eu achava ter nascido num jogo... mas ainda num encontrei nda =/



Voltando à matéria....

Uma tradução latina do Necronomicon foi feita em 1487 pelo padre alemão Olaus Wormius, que era secretário de Miguel Tomás de Torquemada, inquisidor-mor da Espanha. É provável que Wormius tenha obtido o manuscrito durante a perseguição aos mouros. O Necronomicon deve ter exercido grande fascínio sobre Wormius, para levá-lo a arriscar-se em traduzi-lo numa época e lugar tão perigosos. Uma cópia do livro foi enviada ao abade João Tritêmius, acompanhada de uma carta que continha uma versão blasfema de certas passagens do Gênese. Por sua ousadia, Wormius foi acusado de heresia e queimado juntamente com as cópias de sua tradução. Porém, especula-se que uma cópia teria sobrevivido à inquisição, conservada e guardada no Vaticano.

O percurso histórico do Necronomicon continua em 1586, quando o mago e erudito Jonh Dee anuncia a intenção de traduzi-lo para o idioma inglês, tendo como base a versão latina de Wormius. No entanto, o trabalho de Dee nunca foi impresso mas chegou até as mãos de Elias Ashmole (1617-1692), estudioso que os reescreveu para a biblioteca de Bodleian, em Oxford. Assim, os escritos de Ashmole ficaram esquecidos por aproximadamente 250 anos, quando o mago britânico Aleister Crowley (1875-1947), fundador do Thelema, os encontrou em Bodleian.

Thelema é regido pelo, obra dividida em três capítulos na qual fica evidente o plagio da obra de Jonh Dee. No ano de 1918, Crowley conhece a modista Sônia Greene e passa alguns meses em sua companhia. Sônia conhece o escritor Howard Phillip Lovercraft em 1921, e casam-se em 1924. Neste período, o autor lança o romance A Cidade Sem Nome e o conto O Cão de Caça, onde menciona Abdul Alhazred e o Necronomicon. Em 1926, um trecho da obra O Chamado de C`Thullu menciona partes do Livro da Lei, de Crowley. Portanto, o ressurgimento do Necronomicon deve-se a Lovecraft, apesar de não haver evidências de que o escritor tivesse acesso ao Livro dos Nomes Mortos.

Algumas suposições aludem a outras cópias que teriam sido roubadas pelos nazistas na década de 30. Ainda nesta hipótese, haveria uma cópia do manus-crito original feita com pele e sangue dos prisioneiros dos campos de concentração, que na 2ª Guerra foi escondida em Osterhorn, uma região montanhosa localizada próxima a Salzburg, Áustria. Atualmente, não é provável que ainda exista um manuscrito árabe do Necronomicon. Uma grande investigação levou a uma busca na Índia, no Egito e na biblioteca de Mecca, mas sem sucesso.


O q acharam ? Este é o livro q me chamou tanto a atenção, num sei explicar exatamente o pq... Mas... enfim... ^^

Espero q tenham gostado da matéria =D Se alguem souber alguma coisa relacionada à triforce, peço humildemente uma ajuda para conhecê-lo melhor =)

Vou ficando por aqui, mas deixo um forte abraço e um desejo de muita prosperidade para todos!!!

A Condessa Sanguinária

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Olá :D hj eu resolvi fazer uma coisa um tanto diferente, vai ser meio q uma "aula de história" ^^. Eh uma personagem q eu gostei muito de ter pesquisado, espero q vcs gostem também ^^


A Condessa Elizabeth Bathory nasceu em 1560 na Hungria. Cresceu em uma época em q as forças Turcas dominaram maior parte do território Húngaro, sendo campo de batalha entre Turquia e Áustria. Vários autores acreditam q esse eh o grande motivo de seu sadismo já q via a todo o tempo vários tipos de atrocidades, inclusive viu suas irmãs sendo violentadas e mortas em um ataque rebelde ao castelo em q vivia. Mesmo assim, teve uma ótima educação e era muito inteligente. Embora capaz de cometer várias atrocidades, tinha sua mente perfeitamente sã.

Se casou em 1575 (sim, 15 anos). Seu marido era um oficial do exército, q ficou mto conhecido entre os Turcos por ser cruel. Costumava ensinar à Elizabeth técnicas de tortura, mas não tinha noção da matança q sua esposa fazia, enquanto estava longe.
Quando adulta, se tornou uma bela e atraente aristocrata. Ngm jamais poderia imaginar q por traz daquela atraente mulher, havia um mórbido prazer em ver o sofrimento alheio.

Ela não apenas punia as pessoas por infrigir o regulamento, como também "encontrava" motivos para tal coisa. Se divertia com as punições e se deliciava com a tortura seguida de morte.
Tinha a mania feia de enfiar agulhas embaixo das unhas dos seus criados. Certa vez num acesso de raiva, abriu a mandíbula de uma serva, até os cantos da boca se rasgarem

Ganhou o título de "Vampira" por morder e dilacerar a carne de suas servas.
Numa certa ocasião, uma de suas criadas puxou seu cabelo sem querer, enquanto os escovava. A Condessa a espancou até a morte, ao espirrar sangue em suas mãos, se encantou em vê-lo clarear sua pele depois de seco. Daí vem a lenda de q ela se banhava em sangue para permanecer jovem.

Dizem q a Condessa Sanguinária foi a inventora da Dama de Ferro. (Uma espécie de sarcófago, com estacas de metal em suas "tampas")

A julgar pelas cartas q escrevia para seu marido e filhos, Elizabeth Bathory era uma excelente esposa e mãe. O q não eh de se surpreender, afinal, os nobres tratam a família de uma forma absolutamente diferente de seus criados. (Mas mesmo assim, neh !?)

Em 1604 seu marido morreu e ela se mudou para Viena . Daí em diante, suas atrocidades ficaram cada vez mais pavorosas e depravadas. Arranjou uma pareceira para suas atividades, seu nome supostamente era Anna Darvulia (suposta amante) que lhe ensinou várias novas técnicas de tortura.
No inverno, jogava suas criadas nuas na neve e as banhava com água. A brincadeira do verão era amarrar as pessoas, jogar mel nelas e deixar q os insetos a devorem viva.

Marcava as suas criadas "desobedientes" com ferro quente no rosto ou em regiões mais sensíveis, chegando a queimar os pelos pubianos de algumas. Mandou fazer em seu porão uma jaula onde a vítima fosse torturada pouco a pouco, erguendo-a de encontro a estacas afiadas.

Em 1610 foi presa e julgada. Em janeiro do ano seguinte, foi encontrada uma prova, escrita por Elizabeth q contava com aproximadamente 650 nomes de vítimas mortas pela acusada.
Condenada à prisão perpétua, ficou presa até 21 de agosto de 1614, quando morreu. Foi enterrada nas terras de Bathory, em Esced. Seu corpo deveria ter sido enterrado na igreja da cidade de Csejthe, mas os habitantes acharam repugnante a ideia de ter a "Infame Senhora" sepultada em sua cidade.

Bom, galera... é isso aew :D Espero q tenham gostado da aula de história ^^ . Mulherzinha nervosa, non ? oO

Peço desculpas por não postar matérias frequentemente aki, mas é q tá meio dificil arrumar um tempo pra pesquisar ^^
Vou ficando por aqui. Deixo um forte abraço e desejo mto prosperidades pra tdos!! =D

Flor-de-Lis

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Peço desculpa aos leitores do Relicário ( ....... ). Tive uns imprevistos consumiram boa parte do meu tempo, mas tamo aí ^^. Hj eu vou falar sobre a Flor-de-Lís. Acho um símbolo mto bonito, eu o vi pela primeira vez como emblema da banda Stratovarius... mais tarde vi em vários outros lugares, o q me intrigou mto, daí eu resolvi pesquisar =D



É um símbolo q disperta muita curiosidade em relação à sua origem e até controvérsias quanto à planta batizada com esse nome. A única certeza sobre este símbolo, é q sua data e origem são incertas :(. Sabe-se que a imagem da flor-de-lis foi usada nas armas da França em 496. O desenho da flor era colocado no manto de reis na época pré-Cruzadas, na indumentária de luxo dos reis de armas, nos pavilhões, nas bandeiras e, ainda hoje, em vários brasões de municípios franceses. No ano de 1125, a bandeira da França apresentava o seu campo semeado de flores-de-lis, o mesmo acontecendo com o seu brasão de armas até o reinado de Carlos V (1364), quando passaram a figurar apenas três. Conta-se que este rei teria adotado oficialmente o símbolo como emblema para honrar a Santíssima Trindade (Pai, filho e Espírito Santo).

Alguns historiadores relatam que o símbolo começou a ser utilizado no reinado de Luiz VII, o Jovem (1147) e também como emblema da cidade de Florença. Este rei teria sido o primeiro dos reis da França a servir-se desse desenho para selar suas cartas-patentes, principalmente em alusão ao seu nome Luiz, que na época se escrevia "Loys". Os reis que vieram a seguir conservaram a flor-de-lis como atributo real e o mesmo fizeram seus descendentes.

Certos estudiosos da heráldica (arte ou ciência dos brasões) afirmam que a flor-de-lis teve sua origem na flor-de-lótus do Egito, outros defendem que foi inspirada na alabarda ou lírio - um ferro de três pontas que se colocava fincado nos fossos ou covas para espetar quem ali caísse. Outra possível origem é a de que seja uma cópia do desenho estampado em antigas moedas assírias e muçulmanas. A flor-de-lis é símbolo de poder e soberania, assim como de pureza de corpo e alma.

A verdadeira Flor-de-Lis é uma Amarilidácea

Entretanto, a relação do símbolo com determinada flor é encontrada em praticamente todas as referências. Mas qual seria esta flor? Seria um lírio? Ou seria uma íris? Algumas referências afirmam que a planta chamada íris é a verdadeira flor-de-lis. Segundo o livro ilustrado dos Signos e Símbolos, de Miranda Bruce-Mitford, Luís XVII adotou a íris como seu emblema durante as Cruzadas e o nome evoluiu de "fleur-de-louis" para "fleur-de-lis" (flor-de-lis), representando com as três pétalas, a fé, a sabedoria e o valor. Realmente, há uma grande semelhança entre a íris e a flor-de-lis, quando as analisamos de perfil. Outras referências sugerem que a flor-de-lis é uma espécie de lírio. Os e

spanhóis traduzem "fleur-de-lis" como "flor del lírio" (flor-de-lírio) e, neste caso, defende-se o lírio - e não uma íris - como a verdadeira flor-de-lis. Há uma lenda que ajuda a reforçar esta idéia, contando que um anjo teria ofertado um lírio a Clóvis, rei dos Francos, em 496 d.C., quando este se converteu ao Cristianismo.

A íris (Íris germanica) é uma planta da família das Iridáceas, originária da Europa. Já as espécies mais conhecidas de lírio (Lilium pumilum, Lilium speciosum, Lilium candidum) são plantas da família das Liliáceas, originárias da Ásia. A

verdadeira flor-de-lis não pertence à família das Iridáceas, nem das Liliáceas: trata-se da Sprekelia formosissima, uma representante da família das Amarilidáceas, originária do México e da Guatemala. Conhecida em outros idiomas como lírio-asteca, lírio-de-Saint-James (St. James lily), lírio-de-saint-Jacques (Lis de Saint-Jacques) a Sprekelia formosíssima é a única espécie do gênero. O nome da espécie foi dado pelo botânico Linnaeus (Lineu) quando recebeu alguns bulbos de J. H. van Sprekelsen, um advogado alemão. Os espanhóis introduziram a planta na Europa, levando os bulbos do México, no final do século XVI.




Fala sério... muita coisa neh !? Tbm achei... XD

De qqr forma, espero q vcs tenham gostado de conhecer mais este símbolo q tanto me fascina ^^

Eu vou ficando por aqui. Forte abraço e muita prosperidade para todos!!!

Lobisomens

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Se vc tbm viu o filme Underworld (Anjos da Noite) 1 e 2, ficar sabendo apenas a verdadeira história dos vampiros, pode ser um pouco frustrante, portanto, resolvi pesquisar sobre Lobisomens tbm, ou técnicamente tbm conhecidos como Licantropos. Mas para isso, vou contar primeiro a história de Licaão!



Licaão, ou Licaonte é, na Mitologia Grega, filho de Pelasgo, primeiro rei mítico de Arcádia. Licaão ousou oferecer a Zeus, carne humana como tributo, q por sua vez, transformou Licaão em lobo como punição por enorme ato de impiedade. Daí vem o nome Licantropia (Capacidade ou maldição [depende do pto de vista] de um homem se transformar em lobisomem)

(Zeus transformando Licaão em lobo)

Ah pesar de sua origem ser na Grécia, o desenvolvimento da sua história é na Europa.

Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse último filho será um Lobisomem.

Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite, se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.

Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorr os e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.

Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação de lobisomem, é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.


Blah.... Lendas sem fundamentos... num gostei naum, a história dos vampiros é 1000 vezes + interessante =/ Espero q tenham gostado (embora eu msm n tenha curtido mto)
Vou ficando por aqui! Forte abraço e muita prosp eridade a todos!!!

AH! antes, olhem isso! ashuashasuhasuashuashuashuashasuhasusah já q estamos falando de lobisomem neh !?


aHSUshuASHaushAUSahusAHSUahsuASHuashAUSHauSHAUSuSAUhsuhUHSAUhsa =X

Vampirismo

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Kra, q assunto complicado... Já q falei de Drácula, comecei a pesquisar a origem do vampirismo e outras coisinhas mais sobre o assunto. Como era de se esperar, encontrei mta bobeira, mas encontrei tbm assuntos q me chamaram MTA a atenção!!! Vou falar sobre tal assunto agora.

Todas as religiões e crenças acreditam na bipolaridade de energias. O bem e o mal sempre existiram e sempre existirão. "Onde há luz, há sombra". A vida e a morte.
E os vampiros? Estes não querem nem uma coisa nem outra, preferem sobreviver num estado de morte parcial e ressureição parcial.
A crença nos vampiros, nasceu há milênios, quando o homem descobriu q o sangue é a fonte da vida, isso se espalhou pelo mundo inteiro, e na Romênia (terra de Drácula), sobrevive até hoje.

Para o vampiro, "o sangue é a vida", como citou Drácula e ainda em Deuteronômio 12:36, embora a passagem bíblica real seja uma advertência contra beber sangue ("Tão somente o sangue não comereis; Sobre a terra, derramarei como água") Outra passagem bíblica onde cita a advtertência está em Gênesis 9:4 ("A carne, porém, com sua vida, isto é com seu sangue, não comeris").

Diz a lenda, q os primeiros vampiros surgiram entre suicidas, criminosos e condenados à morte, ou seja, pessoas q de uma forma ou de outra tiveram seu período normal de vida interrompido bruscamente. Tanto suicidas quanto criminosos, eram condenados pelo cristianismo. Estes não poderiam ser enterrados em "Campo Santo" (cemitérios q ficam do lado das igrejas, e são controlados pelas mesmas). Segundo a lenda, a revolta, vontade de voltar a viver (isso só vale pros criminosos, condenados e suicidas arrependidos) e medo de ir pro inferno criavam uma força suficientemente capaz de fazer com q os corpos não se decompusessem, não morressem completamente. (alguem se arrisca? òÓ)



Mesmo habitando as trevas e tomando sangue de animais, qqr vampiro estava condenado à extinção se não criasse condições de sobrevivência. Com o tempo, só foram restando vampiros de famílias ricas e poderosas. Começaram a aparecer no final do Sec XVI, e se multiplicar rapidamente nos Sec. XVII e XVIII, principalmente nos países europeus ond o favor religioso era mais intenso. A alemanha foi o país q mais sofreu com os vampiros, e supostamente existem lá até hoje (será q realmente existiram algum dia???). Apesar disso, foi na Inglaterra q surgiram os vampiros mais poderosos, e lá também q surgiram os maiores inimigos dos vampiros. (Bipolaridade, lembram?)

Apesar de falarem tanto sobre vampiros serem tão poderosos e ricos, naum achei nome... Ah naum ser Drácula mesmo... mas acho q este naum conta neh :P

Bom, acho q é só isso mesmo... Eu tava qrendo ler O Drácula de Bram Stroker... sempre tive mta curiosidade sobre este livro, mas ainda n encontrei ngm q tenha pra poder me emprestar hasuashuashasuha XD. Qm sabe eu teria maior entendimento sobre assunto ^^
Espero q tenham gostado da matéria, vou ficando por aqui, por enquanto, deixo para todos um forte abraço e desejo a todos muita prosperidade!!!

Ah! Não deixar esta pergunta no ar: Acreditar ou não acreditar?
(obs: Sim! Eu adorava a Turma da Mônica!!!!)


Dracula

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Felizmente, consegui um tempo pra vir postar hj ^^. Resolvi falar deste personagem, q eh extremamente conhecido (tomara q o Relicário ganhe algum ibope tbm neh XD).

Antes de mais nada... NÃO! Dracula não era e nunk teve absolutamente nda relacionado ao vampirismo!!!

Vlad Tepes III, tbm conhecido por Vlad - O Empalador, foi o imperador Voivoda (príncipe) da Valáquia em 1448, de 1456 a 1462 e em 1476.
Vlad III era muito conhecido por seu sadismo, respeitado pelos seus cidadãos pro sua ferocidade contra os Turcos. Era respeitado como guerreiro e gonvernante, q naum tolerava crime entre sua gente. Durante seu reinado ergueu grandes mosteiros.

Na Romênia, é lembrado como um cavaleiro cristão q lutou contra o expansionismo islâmico na Europa. Em Turco, Vlad III é conhecido como Kazıklı Bey (what the fuck???), ou O Príncipe Empalador. Até hoje, é considerado um herói na República Moldávia e na Romênia.
Por sua (feia) mania de empalar os inimigos, ganhou o apelido de Vlad Tepes (Tsepesh), ou "O Emapalador". é conhecido por contos que exageram suas atrocidades contra seus inimigos, sendo que muitos dos atos que lhe são atribuído são de veracidade duvidosa. Alguns sustentam que essas lendas teriam inspirado o escritor Bram Stroker, o conde do romance Drácula.

Outra lenda a seu respeito teria surgido depois da invasão de Valáquia pela Hungria, em 1447. Nessa ocasião, Vlad II e seu filho mais velho, Mircea, foram assassinados. Em 1466 , Vlad Tepes retornou à região e retomou controle das terras, assumindo novamente o trono de Valáquia. Esse retorno tardio de Vlad III teria confundido os moradores da região, que pensaram ser Vlad II retornando anos depois de sua morte. Isso teria ajudado a criar a lenda de sua imortalidade.


Vlad II era membro da Ordem do Dragão, conhecido como Vlad Tepes Dracul. Uma ordem católica criada para impedir a invasão dos Turcos Otomanos na Europa Oriental. Na lingua romena, Dragão é Dracul, e o sufixo "ea" significa "filho de" ou "filho do". Portanto, Draculea significa literalmente Filho do Dragão.
No entando, conforme foi ficando evidente o talento de Vlad para torturar, seu apelido começou a ser interpretado como Filho do Diabo.

Nas tempos em q ficou exilado, "brincava" matar pequenos animais, como ratos, morcegos e etc.

Dizem q Draculea gostava de jantar ouvindo o grito de seus inimigos, ao serem empalados.

(Pra qm tá boiando... empalar é o ato de fazer atravessar uma estaca do ânus até sair pela boca da pessoa... é meio q um espetinho de gente)


Bom, Draculea viveu bastante, e guerreou muito... Acho q é meio q desnecessário contar sobre todas as guerras (até pq vai ficar mta coisa), afinal, o assunto é Dracula e não História da Valáquia.
Vlad III morreu no ano de 1476 no campo de batalha, contra os turcos. Não se sabe exatamente qm o matou, dizem até q um de seus soldados o fez, sem querer. Após sua morte, os turcos pegaram seu corpo, decaptaram e sua cabeça foi enviada a Constantinopla, onde um Sultão a deixou presa na ponta de uma estaca, para provar q o Filho do Diabo estava morto.

Ele foi enterrado em Snagov, uma ilha-monastério localizada perto de Bucareste. Em 1931, quando arqueólogos escavaram o túmulo, não encontraram nada, apenas ossos de animais.

Vai ficando por aqui, mais uma matéria =) Espero q tenham gostado. Aceito sugestões de assuntos ^^ Deixo um forte abraço e lhes desejo mta prosperidade!



Cruz Ansata (ou Ankh)

Posted by Thiago Ganon Marcadores:


Acho q amanhã naum vai dar pra postar, entaum, vou adiantar o post ^^. Falarei hj sobre essa Cruz q eu achei interessante o significado dela ^^

Esta cruz era, na escrita Egípcia, o símbolo da vida ou tbm era conhecida como símbolo da vida eterna. Era usada pra indicar a vida após a morte. Atualmente é usada pelos neopagãos.

Existem mtas dúvidas sobre a data do surgimento desta cruz... mas acredita-se q foi durante a quinta dinastia faraônica.
A alça oval sugere um cordão entrelaçadas com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino q são essenciais para a criação da vida. Outros representam também como a união entre Osíris e Ísis. Q proporcionava a cheia periódica no Nilo (por isso, tbm era chamada de Chave do Nilo).

No final do Século XIX, foi mto adotado pelos movimentos ocultistas q se propagavam. Foi usado tbm pelos Hippies (anos 60 +/-). É muito utilizado por bruxos contemporâneos em rituais q envolvem saúde, fertilidade e divinação, ou como amuleto protetor para quem o carrega.

Também faz parte da simbolodia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o céu e a terra. Em outras situações, está também associado aos vampiros, por sua longevidade e imortalidade.


O Ankh ficou famosa no Brasil no começo dos anos 70, quando Raul Seixas e Paulo Coelho (entre outros) criaram a Sociedade Alternativa. O símbolo de tal sociedade era a Ankh com 2 degraus na haste inferior, simbolizando "Degraus da Iniciação" ou sendo interpretada também como a chave q abre tdas as portas.


A Cruz Ansata foi associada ao vampirismo q à subcultura gótica, em 1983 atravéz do filme The Hunger - Fome de viver.


Podemos reparar, q felizmente, este símbolo não perdeu mudou mto de significado... Apesar de q, pra variar, tbm pode ser associado erroneamente ao satanismo ¬¬ (Pequeno obs: TODOS os símbolos pagãos sempre serão considerados pela igreja, símbolos satanistas, por mais belo q seja seu significado).

Bom, acho q é só isso ^^ Vou ficando por aqui mesmo. Espero q tenham gostado do post =) Agradeço a todos os leitores (1 ou 2 no momento)

Forte abraço e muitas prosperidades para todos!!!


Caduceu de Mercúrio & Bordão de Esculápio

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Olá!! Fico feliz q vc esteja aki comigo, lendo + 1 matéria :D. Desta vez, vou falar sobre 2 símbolos q são frequentemente confundidos: Bordão de Esculápio e o Caduceu de Mercúrio.


Bordão de Esculápio:
Este símbolo está relacionado com a astrologia e com a medicina. O Bastão em si, representa o bastão usado por Esculápio (Deus grego da medicina e filho de Apolo). Este, aprendeu as artes da medicina com Quíron (aquele centauro q trocou de lugar com Prometeu).
Combinado com a serpente, cuja mudança de pele é o símbolo do renascimento e da fertilidade.

O Bastão representa também, o símbolo de uma autoridade divina!!

(obs: é um símbolo bem simples, comparado com os outros já mostrados aki, não acham? ^^)

Caduceu de Mercúrio:



Este já é um pouco mais complicado, mas vamos lá!

É um dos símbolos + antigos já vistos, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash (quem?) 2600 a.C.. Está esotéricamente ligado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascenção de energia kundalini (É a energia que transita entre os chakras). A cobra da direita, é chamada de Od, q representa a vida livremente dirigida. A cobra da esquerda representa Ob, q representa a vida faltal. O globo (q deveria ser dourado) representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir!

As asas representam as asas de Mercúrio (Hermes, na mitolgia grega).


Atualmetne é usado como símbolo das ciências contábeis.



Aki termina mais um artigo =) Espero q tenham gostado. Este foi pequeno, mas acho q ficou bem legalzinho =D
Forte abraço e mta prosperidade para todos!!!!

Delta Luminoso / Olho Que Tudo Vê

Posted by Thiago Ganon Marcadores:


Olá, prezados leitores deste blog!!! Nesta matéria vou falar sobreNossa... como é dificil falar deste símbolo oO Mais até do q o pentagrama. Ah sim, claro! Gostaria de agradecer a pessoa q me deu a idéia de falar sobre este assunto ^^. Não preciso usar nomes para q a pessoa saiba q é ela =).

Antes de mais nada, gostaria de falar q este é um criado pelos Illuminati, e naum pelos Maçons (como muitos pensam).
O Delta é, no alfabeto grego a quarta letra, assim como o D no nosso. É representado por um triângulo. Segundo Diaz de Carvalho, "Uma, ou mesmo duas linhas geométricas não podem representar um corpo absolutamente perfeito, entretanto três linhas, ao se unirem, formam a primeira figura regular e perfeita, a primeira perfeição." Nenhuma figura é tão usada pelos maçons quanto este símbolo q tbm é representado mtas vezes por 3 pontos ( . ' . ).

Para alguns simbolistas, os ângulos deste triângulo representam Força, Sabedoria e Beleza, q são atributos de Deus. Outros acreditam ser as fases da revolução perpétua: Nascimento, vida e morte.

Na ordem milenar da maçonaria, representa o sol como o olho q tudo vê. Na cultura Miltra, o olho direito é o símbolo do sol.
Do Ponto de vista iniciático, o sol é o símbolo do intelecto, q concede o pensamento. E de fato, é pelo pensamento q se consegue a luz do conhecimento.

No centro do triângulo, é encontrado o olho, q para alguns, significa "O Olhar de Deus sobre a humanidade". Mas em algumas lojas maçônicas, pode ser encontrado no lugar do olho, a letra G, q pode ter vários significados como: Grande, Geometria, Glória, Geração, Gênio, God (Deus em inglês), Gott (Deus em alemão), Gud (em sueco) ou GADU (sigla maçônica para Grande Arquiteto Do Universo).



Este símbolo é também encontrado na nota de 1 dólar. Envolta dele, existem 2 frases em latim. Annuit Oceptis (significa: Nosso projeto será coroado de sucesso) e Novus Ordo Seclorum (significa: Nova ordem para o século dos séculos ou Nova ordem mundial).

Em 1782 o Delta Luminoso foi adoptado como parte do simbolismo no verso do Grande Selo dos Estados Unidos da América.

Mas apenas em 1933, o presidente Franklin Roosevelt fez com que este símbolo fosse introduzido à nota de 1 dólar. Roosevelt foi um maçom.


Bom... tudo q eu descobri "e que presta" está aí... o resto ainda está muito confuso =/. Infelizmente não consegui descobri o q uma pirâmide tem EXATAMENTE a ver com o Delta Luminoso e o Olho que tudo vê. Assim q eu descobrir, acerto esta postagem :D

Espero mais uma vez q tenham gostado da matéria =) É muito compensador ficar horas pesquisando um assunto, digitando, apagando, recriando, remontando, analisando e ler algo do tipo "kraaaaaaak, adorei!!! Ficou muito bom, parabéns!" :D :D :D :D Espero q continuem comigo neste blog. =)

Eu vou ficando por aqui hj, mas deixo um forte abraço e um desejo de muita prosperidade a todos!

Pentagrama

Posted by Thiago Ganon Marcadores:


Falar sobre o Pentagrama é um pouco complicado e simples ao msm tempo... Agente acha mta coisa na net falando sobre ele, mas as vezes 1 contradiz a outra ^^. Ah sim!! Gostaria Antes de tudo, explicar uma coisa... Alguns símbolos podem ter diversos significados totalmente diferentes, dependendo de lugar, época e principalmente, ponto de vista.

Para falar do Pentagrama, é preciso contar algumas historinhas ^^ Peço q sejam pacientes XD

Originalmente símbolo da deusa romana Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita Hoje em dia o termo "pagão" se tornou quase sinônimo da adoração ao demônio - Um erro grosseiro. Os pagãos eram literalmente pessoas do meio rural.

Na localização do centro da Ordem dos Templários, ao redor de Rennes du Chatres, na França, é notável observar um pentagrama natural, quase perfeito, formado pelas montanhas que medem vários quilômetros ao redor do centro. Ainda é possível perceber, a profunda influência do símbolo, em algumas Igrejas Templárias em Portugal, que possuem vitrais na forma de Pentagramas. No entanto, Os Templários foram dizimados pela mesquinhez da Igreja e pelo fanatismo religioso de Luis IX, em 1303. Iniciou-se assim a Idade das Trevas, onde se queimavam, torturavam e excomungavam qualquer um que se opusesse a Igreja. Durante esse longo tempo de Inquisição, a igreja mergulhou no próprio diabolismo ao qual se opunha. Nessa época o pentagrama simbolizou a cabeça de um bode ou do diabo, na forma de Baphomet, o mesmo que a Igreja acusou os Templários de adorar. Assim sendo, o pentagrama passou de um símbolo de segurança à representação do mal, sendo chamado de Pé da Bruxa. Assim, a perseguição da Igreja fez as religiões antigas se ocultarem na clandestinidade.

Ao fim da era das Trevas, as sociedades secretas começam novamente a realizar seus estudos sem o medo paranóico das punições da Igreja. Ressurge o Hermetismo, e outras ciências misturando filosofia e alquimia. Floresce então, o simbolismo gráfico e geométrico, emergindo a Renascença numa era de luz e desenvolvimento. O pentagrama agora, significa o Microcosmo, símbolo do Homem de Pitágoras representado através de braços e pernas abertas, parecendo estar disposto em cinco partes em forma de cruz (O Homem Individual). A mesma representação simboliza também o Macrocosmo, o Homem Universal, um símbolo de ordem e perfeição, a Verdade Divina. Outras ilustrações do mesmo período foram feitas por Leonardo da Vinci, mostrando as relações geométricas do Homem com o Universo.
O Pentagrama voltou a ser usado em rituais pagãos à partir de 1940 com Gerald Gardner. Sendo utilizado nos rituais simbolizando os três aspectos da deusa e os dois do deus, surgindo assim a nova religião Wicca.
O Pentagrama é um símbolo da religião Wicca, assim como a cruz é para o Cristianismo e o Hexagrama (ou Estrela de Davi ou Selo de Salomão) é para o Judaísmo.
Cada ponta do Pentagrama representa um elemento: Ar, Água, Terra, Fogo e Espírito. Os Wiccas acreditam q TUDO no universo seja feito de tais elementos. Também representa um corpo humano (4 membros e a cabeça).



No ano de 1966, Anton LaVey funda a primeira Igraja de Satã (São Francisco, Califórnia). Foi o lider da primeira organização abertamente satânica da história. Este adotou como símbolo para sua igreja, o Pentagrama de cabeça para baixo, o q fez com q a igreja considerasse o pentagrama (invertido ou não) um símbolo de adoração ao Diabo. Naquela época, alguns Wiccanos, para se protegerem da alguns grupos religiosos radicais, chegaram a se opor quanto ao uso do Pentagrama.

Hoje em dia, o pentagrama é um símbolo q indica o ocultismo, proteção e perfeição. Independente do seu passado, ele se configura como um dos principais e mais utilizados símbolos mágicos da cultura Universal.



Bom... Acho q é isso :D Como eu disse no começo, é um tema um tanto quanto complicado... Se ficou faltando alguma coisa, ou se tiver alguma dúvida, pode falar :)

Agora vcs sabem pq q o Pentagrama é tão mal encarado e têm conciência do uso errôneo em adoração ao Diabo.

Espero q tenham gostado =) Aguardem a próxima postagem ^^. Qualquer pedido ou sugestão, é só falar.
Um forte abraço e muita prosperidade a todos!

Yin Yang

Posted by Thiago Ganon Marcadores:


Aproveitando a inauguração do Blog, vou falar tbm sobre Yin-Yang.
Sei que mta gente já sabe q este símbolo representa basicamente o equilíbrio, mas acho q é interessante falar algo mais sobre ele ^^.

Yin Yang é na Filosofia Chinesa uma representação do príncipio da dualidade de Yin e Yang, o conceito tem sua origem no Tao (ou Dao), base da filosofia e metafísica da cultura da China. Lá, este símbolo é denominado como "Diagrama de Tai Chi" (Taiji Tu).

As 2 forças presentes neste símbolo compõem tudo q existe e seu equilíbrio.
Essas forças são:
Yin: O princípio passivo, feminino, noturno,escuro, frio.
Yang: O princípio ativo, masculino, diurno, claro, quente.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a Yin como negativo apenas indica que ele é negativo quando comparado com Yang, que será positivo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

Tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.

Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.






Yang, o forte, o masculino, o poder criador era associado ao céu, enquanto o Yin, o escuro, o receptivo, o feminino, o material, era representado pela terra. O céu está acima e esta cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso. Dessa forma, yang passou a simbolizar o movimento e yin o repouso. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, feminina e complexa, ao passo que yang é o intelecto masculino,racional e claro. Yin é a tranqüilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.

Nem dá pra falar tudo sobre este símbolo em apenas 1 postagem... se eu fizesse isso, ngm iria ler :P Futuramente eu falarei sobre Yin Yang na medicina tradicional chinesa

Espero q tenham gostado desta matéria =). Peço q vcs façam pedidos, dêem sugestões. O Relicário de Prometeu pode ficar melhor, com a sua ajuda!
Grande abraço e muita prosperidade a todos!!!

Primeiro contato. A História de Prometeu

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Olá! Finalmente, encontrei um nome interessante pro blog, que não estivesse sendo usado ^^. O Relicário de Prometeu foi um nome sugerido por um grande amigo e colaborador do blog: '.' Fr. Aeon .'.

Acho que ants de qqr assunto, devo explicar o porquê deste nome para o Blog ^^

Prometeu é um titã grego, filho do Titã Jápeto e de Ásia (também conhecida por Clímene) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio. O nome Prometeu significa "premeditação" e, de todos os Titãs imortais, ele era o mais esperto.
Para Prometeu e seu irmão Epimeteu, foi dada (acredito q por Zeus) a tarefa de criar todos os animais (inclusive o homem). Epimeteu encarregou-se de criá-los e Prometeu encarregou-se de supervisionar a tarefa, asism q terminada. Epimeteu atribiui a cada animal uma característica específica, tal como força, agilidade, coragem, sagacidade. A uns, foram concebidas asas, a outros, garras, carapaças, etc. O Homem foi o último a ser criado e para este, q deveria ser superior a todos outros, não restaram recursos para q fosse tal coisa. Prometeu então, com ajuda de Minerva, roubou o fogo dos Deuses e assegurou assim, q os homens seriam superiores.

Como castigo por ter roubado o fogo, Zeus ordenou q Hefesto acorrentasse Prometeu a um cume do Monte Cáucaso, onde todo dia uma águia (uns dizem águia, outros dizem abutre) deveria dilacerar seu fígado, q por Prometeu ser imortal, regenerava-se. O castigo deveria durar 30.000 anos.

Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos, dedicou-se a aventuras. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron (ou Quirion) deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era uma exigência para assegurar a sua libertação. (A história de Quíron vai ficar pra outra hora ^^)


Bom.... Essa é a história de Prometeu ^^
O nome do blog foi inspirado nele, pq Prometeu representa a vontade do homem de obter conhecimento, o fogo representa o conhecimento e o roubo do fogo, representa a audácia humana para obtê-lo e compartilhá-lo. Que é +/- o q eu estou fazendo aki ^^ Obtendo conhecimento e divulgando-o.

Espero, do fundo do coração, q tenham gostado deste primeiro contato ^^. Se houver algum erro, peço q me ajude (tanto no assunto quanto na gramática ^^).
Aguardem as próxima postagens, virão o mais breve possível :D

Fiquem com um grande abraço! Prosperidade a todos!