Wicca

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Fico muito feliz por ter sido incentivado a postar novamente aki no blog \o/ Eh complicado arrumar tempo pra pesquisar sobre as coisas q eu gosto, este ano ... Mas msm q lentamente, eu vou continuar postando, e sempre vou tentar superar espectativas :D


Antes de começar a falar da religião WICCA, me sinto na necessidade de falar sobre PAGANISMO.

Jamais, em hipótese alguma, confunda paganismo com satanismo, até porque, o paganismo não faz a separação da natureza divina entre o BEM e o MAL, como na crença judaico-cristã. O paganismo envolve uma grande variedade de movimentos espirituais, principalmente os relacionados com a cultura europeia pré-cristã. Atualmente, eh conhecido como Neopaganismo, pois contém uma visão diferenciada sobre ateísmo e agnosticismo.
Costuma abranger crenças como politeísmo (culto a vários Deuses), aninismo (crença de que todas as coisas têm uma energia vital, uma ânima: sol, rios, oceanos, ventos, etc) ou panteísmo (doutrina q identifica o universo como Deus). Podemos dizer que o paganismo tem sua espiritualidade voltada para a natureza.

Antigamente...
Dentre o século V e III A.E.C. (antes da era cristã) os Celtas começaram a estar presente em toda a Europa, e mesmo com tamanha distância entre os lugares povoados, sua cultura nunca se fragmentou, pois havia critérios que os unia: a língua, a arte e, principalmente, a religião. Sua religião era o Druidismo, religião pagã politeísta. A raiz filosófica-espiritual dos Celtas (logo, do Druidismo também) se baseava na reverência a duas divindades: A Grande Deusa Mãe e o Deus Cornífero, chamados de Ceridwen e Cernunos.
Com o passar do tempo, inicou-se a era Cristã, e quanto mais o tempo passava, mais a cultura pagã era afastada dos povos, mas nunca, esquecida!

Chegando ao Séc. XIX, por volta de 1940, velhos conceitos espirituais dos Celtas ressurgem lentamente. A bruxaria (como assim era chamada a religião dos povos da Europa, mas não como ofensa) estava renascendo, mas com o nome de WICCA.
Apesar da Wicca ter raízes Celtas, eh de suma importância, dizer que a bruxaria veio antes desses povos.
Assim como na crença Celta, na Wicca, existem duas forças primárias: A Grande Mãe Deusa e o seu filho e consorte, Deus Cornífero, um ser meio homem, meio animal, responsável pelos rebanhos e florestas.

A Deusa é o princípio da feminilidade, da criação, da fecundidade. Seu símbolo é a Lua, e na Bruxaria, ela é detentora de 3 personalidades e 3 faces, que representam as 3 fases da lua: Crescente, minguante e cheia; os 3 ciclos da vida: Juventude, maturidade de velhice; as 3 cores mais importantes da bruxaria: Branco, vermelho e preto.

A Wicca é uma filosofia mágica de vida, baseada nos ciclos da natureza, envolvendo o poder das fases lunares e das quatro estações do ano. Revive o culto à Grande Deusa e aos Deuses antigos, através dos rituais, ha muito, quase esquecidos por nossos acenstrais.

A religião celebra a vida e a morte por meio dos festivais sazonais conhecidos como Sabás, onde os praticantes se reúnem pra meditar, agradecer, prestar culto aos Deuses, projetar desejos para o futuro e harmonizar corpo, mente e espírito. Os sabás são organizados de acordo com os ciclos solares, mas os Wiccans (praticantes da religião Wicca) também se organizam de acordo com os ciclos lunares para fazer práticas comuns à religião.

A Wicca é uma religião, não uma seita, nem um culto. A tradição (assim como é chamada) é de origem xamanistica, que enfoca a natureza, a mulher e o homem. Integra o paganismo atual (neopaganismo), embora seja uma fé pré-cristã. Vale lembrar que o paganismo não se opõe nem nega qualquer religião.



Bem... eu vou ficando por aqui, espero q tenham gostado :D qualquer erro, por favor, me avisem... religião eh um tema mto delicado e q deve ser tratado com tdo respeito e precisão nas palavras. Forte abraço para todos!!!