Há mto tempo eu fikei de postar sobre este ser mitológico :D
Quíron era na mitologia grega, um centauro, considerado pelos de sua raça, como um superior, como um rei, um líder. Ao contrário dos outros centauros q eram mal-educados, bebedores, delinquentes sem cultura e violentos, Quíron era inteligente, bondoso e civilizado.
Tinha grande conhecimento em ervas e poções. É lembrado atualmente como criador da medicina e da alquimia.
Passava seus conhecimentos para quem o procurasse (dentre seus pupilos estava Apolo, o qual não foi apenas ensinado a medicina, mas tbm a arte, música, filosofia, poesia, ética, artes divinatórias e profecias, e ciência) era considerado mais sábio q os Deuses e mais justo q os humanos. Era a encarnação da civilidade.
Sua nobreza se reflete também na história q narra sua morte. Quíron sacrificou sua vida para que os humanos obtivessem uso do fogo dos deuses (sim, akele roubado por Prometeu).
Hércules (seu nome em grego tbm se escreve Héracles), a caminho de um de seus trabalhos, quis tomar vinho com um centauro. Folo, q comia sua comida, estranhou o pedido. Ele havia recebido uma jarra de vinho do Deus Dionísio q deveria ser conservado para o resto dos centauros até q chegasse a hora certa de abrir. Diante do pedido de Hércules, Folo sentiu-se constrangido a oferecer o vinho santo. Hércules agarrou-o das mãos de Folo e abriu, deixando q o aroma fosse sentido pelos outros centauros que vieram lutar contra ele.
Hércules começou a usar lanças com venendo da Hidra e matá-los. Eis q eles começaram a correr para a caverna de Quíron q foi ver o motivo da bagunça e acabou sendo atingido por uma das flechas na perna.
Estava mortalmente ferido, porém era imortal... Estava então, preso ao sofrimento até o fim da eternidade. Buscou incansavelmente uma cura para seus males, mas havia uma crença q dizia "Se Quíron não pode curar, então ninguém mais pode".
Hércules, quando libertou Prometeu de seu castigo, pediu q Zeus desse o direito à morte para Quíron, e o colocou no lugar de Prometeu (por sua própria vontade).
Assim, ele foi mandado para o céu e transformado em estrelas... A constelação de Centauro, ou Sargitário.
Espero q tenham gostado desta matéria =D
Forte abraço e mtas prosperidade pra tdos!
Peço desculpas aos leitores pela demora dos posts ^^ Mas vou dar uma caprichada hj =D
Espero q curtam o assunto q é um tanto quanto fora dos padrões do blog ^^ ... Mas, pensando bem, o blog num tem nenhum padrão, como jah puderam reparar XD
O goticismo (tbm conhecido como Subcultura Gótica ou Dark, no início da década de 80 no Brasil) teve início no Reino Unido, no final da década de 70 e início de 80. Como toda cultura, existe a parte filosófica de fé, descrenças e modos de pensar.
Uma das principais coisas da cultura gótica, é a dicotomia da vida, o contraste entre a luz e o escuro, bem e mal, enfim, coisas q não existem sem a outra.
A filosofia gótica consiste viver em paz, defende a idéia de um mundo sem tristezas nem mágoas, um mundo em q ngm se sinta sozinho, solitário, julgado ou isolado. Consiste no ideal de q uma pessoa faça a outra feliz e acaba com sentimentos como depressão, agonia ou tristeza.
A sua filosofia pode ser resumida em: “Um mundo bom de se viver, é aquele que só vai existir ao momento que toda falsidade, hipocrisia e frieza acabar.”
A maioria dos góticos lêem coisas como Dante, Byron e Tolstoy, mas não pq "devem" mas pq querem. Góticos têm uma tendência de ter um humor negro e perverso. Não são satanistas e nem todos são drogados com tendências suicidas.
Sua cultura abrange um estilo de vida associado principalmente às músicas dos anos 80 até o presente (diversos estilos) e estética com certa maquiagem e penteados bem... alternativos.
A música se volta para temas q glamourizam temas como hedonismo, niilismo e o lado sombrio das coisas. A estética sombria traduz-se em vários estilos, baseados essencialmente no preto.
O Goticismo eh uma subcultura laica, ou seja, à parte de toda e qualquer religião. Apesar de alguns pensarem q estão ligados diretamente ao satanismo ou à Wicca, é um erro pensar desta forma. Cada gótico é livre para escolher suas crenças ou seus Deuses, apesar de q nenhum deles está disposto a seguir dogmas, principalmente religiosos.
Essa matéria foi ideia de um brother meu, eu gostei, pq é o tpo de coisa q quebra conceitos, daí eu achei interessante. Espero q vcs tbm tenham achado e gostado :D
Forte abraço e mtas prosperidades!
Pequeno desvio de assunto XD mas nem tanto... afinal, estávamos falando de morte, né!?
A morte é representada por uma criatura mitológica por várias culturas, na Ocidental, é usualmente representada pela figura de um esquelo usando uma manta negra, com capuz e uma foice.
A associação com a imagem do ceifador, está ligada ao trigo, q, segundo a bíblia, simboliza a vida.
Na mitologia grega, Tânatos é o deus da morte, e Hades é o deus do mundo da morte (já ouvi mta gente dizer q Hades era o deus da morte e do submundo)
O Demônio ceifador é uma criatura do qual sua existência nunk foi provada de fato e é o suposto criador de vários círculos q apareceram de repente em plantações inglesas. Círculos com perfeição milimétrica.
A primeira menção ao demônio ceifador foi feita pelo jornal Tablóide Inglês, em 1678. A matéria descrevia um rico fazendeiro e um pobre lavrador O fazendeiro desejava contratar o pobre lavrador para que cortasse sua plantação de aveia. O lavrador ofereceu um preço pelos seus serviços que o fazendeiro considerou muito alto. O fazendeiro ofereceu uma quantia muito baixa para o lavrador. O lavrador aceitou para não perder futuras contratações por parte do fazendeiro. No entanto, o fazendeiro recusou os serviços e falou que o Demônio Ceifador cortaria os pés de aveia.
Durante a noite, o campo de aveia do fazendeiro foi visto por várias pessoas em chamas. O fazendeiro surpreso desconfiou do lavrador. Mas na manhã seguinte quando foi observar os pés de aveia, eles estavam perfeitamente cortados. O Demônio Ceifador quis provavelmente exibir sua habilidade.
Esta naum tem absolutamente nenhuma ligação com o Egito XD mas... gostaram ? Espero q sim =)
Fica um forte abraço e um desejo de prosperidade à todos!!
Mais coisa sobre o Egito ^^ E qm num tem curiosidade sobre a antiga civilização egípcia?
Múmias são cadáveres embalsamados por alguma sociedade q acredita q o espírito pode voltar ao mesmo corpo, ou, ressureição. Os egípcios não eram os únicos a praticar esse processo chamado Mumificação, os maias também acreditavam em ressureição.
De fato, as múmias egípcias são as mais famosas do mundo, mas não são as únicas. As múmias de Chinchorro no deserto de Atacama, atual norte do Chile e Sul do Peru, foram recentemente datadas em 7000 a.C. , isso as torna umas das mais antigas múmias já descobertas, tendo 2000 anos a mais do q as egípcias.
Em 1940 foi descoberta uma múmia em Nevada, EUA contando Carbono-14, o q a dataria aproximadamente me 7400 a.C.
Mas o foco desta matéria são as múmias egípcias, entaum... voltemos a falar delas...
Mumificação é um processo bastante demorado, complexo e caro, por isso, no Egito só os faraós e os sacerdotes eram mumificados. O Sacerdote (embalsador) retira o cérebro do cadáver com um gancho por meio das narinas ou então, aplicava-se um ácido e esperava o cérebro derreter, daí retirava-se pelas narinas e retirava-se os pedaços com uma espátula de metal.
Era feito um corte no abdômem para retirar todos os órgãos, q seriam colocados em recipientes a parte que eram guardados no túmulo, há excessão do coração, q por ser necessário na outra vida, era recolocado em seu lugar. O corpo era colocado em um recipiente com natrão (uma espécie de sal) para desidratar e matar as bactérias. Após desidratado, colocava-se serragem dentro do corpo e usava-se alguns conservantes. Também eram colocados dentro do corpo, textos sagrados.
O corpo era envolvido com faixas de linho branco, sendo q amuletos eram colocados entre as faixas
Só depois disso tudo, eram colocadas dentro dos seus respectivos sarcófagos para serem levados para a pirâmide para ser protegido e conservado.
O processo era tão eficiente q muitas múmias ficaram bem conservadas até hoje (apesar de q nenhuma saiu andando por aí) e com os avanços dos testes químicos, podia-se dizer as causas das mortes dos faraós, doenças contraidas e em alguns casos, até o q comiam.
Alguns dos animais de estimações dos faraós e sacerdotes, eram mumificados também (cães e gatos).
Havia também, a mumificação solar, em q o faraó (morto, claro) era exposto ao sol, até q sua carne desprendesse dos ossos. Os ossos então eram pintados de vermelho e enfaixados, fazendo uma estocagem de gesso. Pinta-se o retrato da pessoa na própria múmia e esta se forma uma estátua Ka, ou seja, que abriga a alma do cadáver.
A alma dos egípcios tem 4 corpos:
1: A múmia
2: Ká (corpo astral)
3: Bá (corpo mental)
4: Khu (corpo causal)
E ae... ficou legal? :D Espero q tenham gostado ^^
pequeno obs: q q aconteceria se uma pessoa voltasse? ela falaria "alguem pode me devolver meus órgãos?" ou "Como eu tiro toda esta serragem de dentro de mim?" ?
Forte abraço! Mtas prosperidades!!
Esta matéria é rapidinha ^^ bem curta e direta
Hermafrodito é um deus grego, extremamente bonito, q representa a fusão entre os dois sexos. Seu nome se dá a união dos nomes de seus pais: Hermes e Afrodite.
Hermafrodito nasceu homem. Foi levado pelas Ninfas até o Monte Ida, uma montanha sagrada da Frígia (atualmente fica no território da Turquia). Aos 15 anos, ficou enfadado do lugar e resolveu viajar, foi para a cidade de Lícia e Cária.
Nos bosques de Cária, perto de Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia) encontrou um lago e uma náide q o habitava, chamada Salmacis.
Tomada pela luxúria ante a beleza de Hermafrodito, Salmacis tentou seduzí-l0, mas ele a rejeitou. Quando pensou q Salmacis havia ido embora, se despiu e entrou no lago para se banhar. Salmacis saiu de tras de uma árvore e enlaçando-o, começou a beijá-lo violentamente.
Enquanto ele lutava para se separar, ela pediu aos deuses q nunca mais fossem separados. Seu desejo foi atendido e seus corpos se misturaram numa forma intersexual. Hermafrodito, aflito e envergonhado amaldiçoou o lago, para todos q nele mergulhassem, também tivessem a mesma forma que transmutada q ele.
Espero q tenham gostado desta matéria bem curtinha ^^ Forte abraço e prosperidade pra todos!!
"No meio de um monte de matérias sobre o Egito, o kra vai falar sobre Mona Lisa???" é isso aew ;) Mas vcs vão ver q num eh uma coisa totalmente fora do assunto ^^
A obra mais conhecida e notável do pintor italiano Leonardo Da Vinci (A pintura é conhecida na frança como La Jaconde). Foi nesta obra, q Da Vinci melhor aplicou a técnica do Sfumato. Ele começou a obra no ano de 1503 e só terminou em 1507.
Agora ao q realmente interessa ao blog.
Olhando para o fundo da imagem, por tras do rosto de Monalisa, pode-se notar q a linha do horizonte do lado esquerdo encontra-se num nível visivelmente mais baixo do q do lado direito. Não por erro de Da Vinci, mas de propósito, quis q Monalisa parecesse maior sendo vista pela esquerda do q pela direita.
Historicamente os conceitos de masculino e feminino estão ligados. O esquerdo é o feminino e o direito é o masculino. Da Vinci era um grande fã dos princípios femininos.
Da Vinci procurava muito o equilíbrio entre o masculino e o feminino, e dizia q a alma não podia estar iluminada (ou completa) a menos que os elementos masculinos e femininos estivessem presentes nela.
Dizem q Mona Lisa é a imagem de Da Vinci travestido, algumas análises de computador já confirmaram alguns traços semelhantes entre o rosto dela e dele (auto-retratos). Mas sua Mona Lisa não é homem nem mulher, é uma fusão de ambos e traz uma mensagem sutil de androginia.
Da Vinci deixa uma pista para q a pintura seja interpretada como andrógina.
Amon, o deus egípcio da fertilidade masculina e representado muitas vezes com cabeça de carneiro e chifres curvos [Horns (estão ligados à gíria americana "horny", q significa excitado)].
Sua companheira era Ísis, deusa da fertilidade também (feminina). Cujo antigo pictograma era L'ISA. AMON .... L'ISA .... ^^ Não é só o rosto de Mona Lisa q sugere androginia como o nome dela é um anagrama da união divina do masculino com o feminino.
Algumas pessoas olham o sorriso de Mona Lisa e dizem q parece q ela sabe de algo q não sabemos, como se zombasse. Agora vc já sabe o segredo por tras do sorriso de Mona Lisa ;)
Infelizmente não consegui arrumar imagens de como Amon é descrito (com chifres curvos). Pelo menos não uma q não o fizesse parecer um demônio.
Espero q tenham curtido ^^
Vou ficando por aki, deixo um forte abraço e desejos de prosperidade a todos!
Obs: Este ao lado, é um auto-retrato de Leonardo Da Vinci.