Antes de tudo, eu gostaria de dizer que estava com muita saudade do blog e também do estudo desses assuntos!! Sem mais delongas, vamos ao que interessa!!! :D
O Ouroboros é um símbolo representado por uma serpente que morde a própria cauda, mas por vezes, também é representado por um dragão (mordendo a própria cauda).
Aparece pela primeira vez no Egito, onde representa o retorno de Rá ao ponto de partida, depois de cruzar o céu e o submundo. Data mais de 3 mil anos.
Depois "viaja" para a Grécia, onde recebe o atual nome. Lá, é conhecido como símbolo da morte e do renascimento.
Atualmente é visto como símbolo da eternidade, do infinito, do ciclo da vida.
Representa também, a passagem pelo mundo físico e pelo mundo espiritual, em um eterno retorno, a dança sagrada da morte e da recontrução. A constante evolução.
Por vezes, a serpente é feita com uma parte branca e outra preta, sendo assim, uma representação do Yin-Yang (já escrevi sobre isso, caso queira mais detalhes, é só procurar no relicário mesmo).
Segundo o Dicionário dos Símbolos, o Ouroboros representa a evolução voltando-se para si mesmo.
Albert Pike, em seu livro Morals and Dogma, explica: "A serpente enrolada em um ovo, era um símbolo comum para os egípcios, druidas e indianos. É uma referência à criação do universo."
Na alguimia, é o símbolo que representa a transmutação da matéria e também, sinal de purificação.
Para os Gnósticos, representa a auto-sustentação da natureza, um ciclo de criação a partir da criação.
Bom, este não é um símbolo complicado :) O post ficou meio curto, mas espero que (algum possível leitor) goste.
Forte abraço a todos!
Assinar:
Postagens (Atom)