Aleister Crowley (Parte 2)

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Continuação...

N
uma viagem ao Cairo em 1904, recém casado, sua esposa começou a falar algumas coisas estranhas das quais ela não poderia ter conhecimento. Ela o mandou invocar o deus Hórus.

Dessa invocação surgiu um texto pequeno, de três capítulos, intenso e esquisito, ditado por um dos "ministros" da forma de Hórus conhecida por "Hoor-Paar-Kraat", Harpócrates, Hórus, a criança. Aiwass era o nome dessa entidade, depois reconhecida como o Sagrado Anjo Guardião do próprio Crowley. Com isso três coisas estão subentendidas: Aiwass era um dos "mestres" que regiam o presente Éon, dedicado ao Deus Hórus, seu mentor; era também uma entidade não totalmente separada de Crowley, embora devesse ser tratado como tal, alguns poderiam dizer que ele era o self junguiano de Crowley (mesmo ele reconheceu isso), outros, maldosamente, que era sua Sombra (termo que em psicologia junguiana designa a parte de nós que reprimimos e que contém aquilo que temos medo de admitir); Crowley demorou cerca de 5 anos para acatar o que o texto dizia. Uma das profecias previa a morte de seu filho, que acabou por morrer mesmo, de doença desconhecida.

Quando finalmente aceitou o Livro da Lei estava em contato com um corpo germânico de iniciados, que em outro livro dele ("The Book of Lies") encontraram um segredo de magia sexual que pensavam ter o monopólio no ocidente. Nem Crowley havia entedido o que tinha escrito, mas aceitou mesmo assim um alta posição hierárquica na Ordem. Era a Ordo Templi Orientis, que até hoje detém os direitos sobre os textos de Crowley posteriores a 1910.


A O.T.O existe até hoje.
Crowley perdeu muito dinheiro publicando seus próprios livros e os vendendo a preço de banana. E a incompetência de um tesoureiro da O.T.O., que perdeu um galpão cheio de livros num lance mal entendido até hoje, acabou causando sua bancarrota final.

Além da O.T.O. que tinha bases maçônicas, Crowley criou um corpo próprio, designado como A.:.A.:.., esse corpo, muito mais velado, deveria servir como que "escola de treinamento" para os possíveis "mestres" da humanidade.

Crowley sobreviveu de doações e venda de livros até o fim da vida. E morreu em relativa miséria, ainda viciado em heroína, pouco tempo depois de terminar seu último trabalho, um livro sobre o Tarô que Lady Frieda Harris havia pintado com suas indicações. Um baralho magnífico.


OBS:
Enquanto pesquisava sobre Crowley, descobri algumas coisas 'entre nós', digamos assim... Logo de cara, foram as músicas de Raul Seixas, com várias menções à Thelema, depois, uma musica do Ozzy Osbourne, chamada Mr. Crowley, e por último (mas não menos importante) a banda Therion (Therion, do grego, Besta)! Não conheço mto bem o trabalho dessa banda, apenas a musica To Mega Therion (para a grande besta). Vcs se lembram q na primeira parte, eu falei q Crowley se autodenominava de A Grande Besta (ou seja, Mega Therion)? Pois é ^^ Provavelmente tem MTO mais coisa ai ... talvez se estudarmos mais um pouco, vamos entender melhor mtas coisas =]

Espero estar junto de vocês nessa jornada em busca do conhecimento...
Espero também q tenham gostado =) Qqr coisa errada ou subentendida, peço q me fale pra poder acertar :D

Aqui encerramos o assunto "Aleister Crowley" (mas eh possível q voltemos a falar dele futuramente). Forte abraço pra todos!!!

0 comentários: