Aleister Crowley (Parte 1)

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Depois de mto tempo sem escrever pro Relicário, eu resolvi voltar :D e resolvi voltar criando um marcador q jah deveria ter sido criado ha mto tempo... "Ocultismo" =] e pra estreiar, acho q n teria ngm melhor pra falar, do q Aleister Crowley =]


Na boa... tem tanta coisa pra falar dele q eu nem sei por onde começar, num eh a toa q eu vou separar em 2 partes =)... enfim...

Edward Alexander Crowley tbm conhecido como Aleister Crowley, foi a pessoa mais poderosa e polêmica da história do ocultismo mundial, o cara q "popularizou" o ocultismo, conseguindo abalar as estruturas de diversas sociedades esotéricas da sua época.
Crowley usava o nome de Baphomet dentro das sociedades às quais pertencia, e se chamava de "A Besta 666". Eh considerado um dos maiores magos do século XX. Suas obras não são apenas voltadas ao misticismo, também há excelentes poesias e prosas dentre seu legado. Foi a grande referência para Raul Seixas e Paulo Coelho, quando criaram a Sociedade Alternativa (entre outras ordens).

Crowley deixou como legado, uma obra imensa na história da magia e deu o nome a essa obra de "Magick" para diferenciar de tudo que havia de ocultismo até então.

O Livro da Lei

Existem duas versões para o 'surgimento' do livro da lei... uma delas eh q em abril de 1904, Crowley terminou de escrever sua obra mais importante, o chamado "Livro da Lei" e neste livro, está escravada a Lei de Thelema (Thelema tem origem grega, significa Vontade, ou Intenção). A proposta de Thelema (pronuncia-se Télema) está baseada essencialmente na individualidade e libertade humana. Ou seja... o cultivo e satisfação das próprias vontades. Tais bases ficam evitentes nos principais conceitos: "Faze o que tu queres, há de tudo ser da lei" / "Tu não tens o direito, se não fazer a tua vontade" / "Amor é a lei, amor sob vontade" (se vc quer saber mais sobre Thelema, aguarde... eu vou escrever em breve algo sobre essa 'lei'.

A outra versão é que em abril de 1904, Aleister estava no Cairo - Egito em núpcias com sua esposa Rose Kelly Ele faz uma invocação de elementais do ar para sua jovem esposa, e qual não foi a sua surpresa, ao invés dos silfos a mulher começa a balbuciar: Hórus falava através dela. O deus prescreve então uma série de detalhes para um ritual de invocação, o resultado deste Ritual se da nos dias 8, 9 e 10 de abril, nos quais Crowley recebe o Livro da Lei, um poderoso Grimório de instruções mágicas, a Lei da era de Aquário. Crowley se choca com o conteúdo do Livro, mas a força das revelações lá contidas, influenciando eventos históricos de magnitude gigantesca (Primeira e Segunda guerras mundiais, por exemplo), deixou fora de dúvida a veracidade, beleza e poder do Livro da Lei. Ditado por uma entidade de nome Aiwaz (que mais tarde Crowley associou a seu Eu superior).

Voltando a Crowley...

Na escola se mostrou brilhante e obediente, até que foi culpado injustamente de um pequeno delito e foi posto de castigo, a pão e água, o que piorou sua já fraca saúde (tempos depois lhe receitariam heroína para a asma, substância que usou até os 72 anos de idade, quando morreu de parada cardíaca). Crowley nunca esqueceu desse tratamento, e desde menino começou a achar que havia algo de errado com o "senso comum" da época. Decidiu ser um homem santo, e cometer o maior pecado, como em uma lenda dos Plymouth Brothers (culto de seu pai) que afirmava que o maior santo cometeria o maior pecado. Crowley travou contato com a Golden Dawn, uma ordem pseudo-maçonica de prática ritualística e iniciatória que esteve em seu auge no fim do século passado, quando Crowley a frequentou. Subiu rapidamente pelos graus da ordem, mas foi barrado por um grupo de pessoas que chegaram a afirmar que a "ordem não era um reformatório". Crowley era desconsiderado pelos intelectuais.

A Golden Dawn recusou iniciação a Crowley, mas seu chefe, McGreggor Mathers não. Talvez interessado no dinheiro do jovem Aleister Crowley ele o iniciou, e logo se tornou um mestre para Crowley.

Seus trabalhos mágicos e estudos místicos o levaram as mais diversas partes do mundo, experimentando com todas as formas de catarse e intoxicaçõo, que considerava como bases da religião. Mas pouco a pouco se distanciava de Mathers, que a essa altura já havia se proclamado em contato direto com os "mestres" que regem a terra, e com isso seu autoritarismo se tornou insuportável. Crowley foi o único a defendê-lo até o final, quando percebeu que tudo não passava de uma farsa.

A crença de que existe um grupo de iniciados secretos que carregam o conhecimento humano e são os verdadeiros "chefes" da terra é compartilhada no sentido estritamente literal por muitas pessoas e seitas. Crowley aceitou essa idéia de uma forma ou de outra até o fim da vida, mas empregou diversas interpretações para estas entidades, algumas baseadas na psicologia (recém estabelecida como uma ciência por Freud, na mesma época).

Mas, desiludido com a Golden Dawn, passou alguns meses afastado da magia, e pouco a pouco se reaproximou, trabalhando sozinho.



Aqui termina a primeira parte. Espero q tenham gostado =D

0 comentários: