A Fênix

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Eu já estava cansado de não poder mais tomar conta do blog, agora eu tenho tempo suficiente para poder me dedicar a ele. Apesar de gostar de tudo que eu escrevo aqui, o que eu mais gostei até agora, foi de escrever sobre a fênix, espero que compartilhem desse meu prazer sobre o assunto. Vamos logo ao que interessa? ^^




A Fênix é um pássaro da mitologia grega, do tamanho aproximado de uma águia (alguns dizem ser maior, outros, do tamanho exato) e de penas predominantemente vermelhas e douradas e no pescoço tem a coloração púrpura.

Na literatura ocidental, a fênix é descrita pelo pensador iluminista Voltaire em sua novela "A Princesa da Babilônia" assim: "Era do talhe de uma águia, mas os seus olhos eram tão suaves e ternos quanto os da águia são altivos e ameaçadores. Seu bico era cor-de-rosa e parecia ter algo da linda boca de Formosante. Seu pescoço reunia todas as cores do arco-íris, porém mais vivas e brilhantes. Em nuanças infinitas, brilhava-lhe o ouro na plumagem. Seus pés pareciam uma mescla de prata e púrpura; e a cauda dos belos pássaros que atrelaram depois ao carro de Juno não tinham comparação com a sua.".
Segundo Ovídio (poeta romano) conta, a fênix teria nascido em terras orientais e se alimentaria de raízes cheirosas, oléo de bálsamo e incenso.

O que essa ave teria de tão especial? São vários os fatores, um é que a fênix seria a única de sua espécie, não existindo outra em qualquer região do mundo. Outro fator é o seu tempo de vida. Alguns autores afirmam que cada ciclo de vida da fênix dura precisamente 500 anos, outros dizem que seu ciclo é 97.200 anos. Segundo Hesíodo (poeta grego), o tempo de vida da fênix é equivalente a 9 vezes o tempo de vida de um corvo (50 ~ 69 anos). Outra particularidade dessa ave é o fato de ela não precisar de um parceiro para sua reprodução (óbvio, já que só existe ela). Então como isso acontece? Ao aproximar-se do fim da vida, a fênix prepara um ninho com ramos de gomas odoríferas, o deixava exposto ao sol e ele se tornava uma pira funerária, no qual a fênix se incendiaria. Das suas cinzas, surge um ovo de uma nova fênix, cujo primeiro cuidado é transportar para Heliópolis (os gregos chamavam assim a cidade egípcia de Lunu ou Lunet Mehet) e depositar sobre o altar do sol os restos do seu antepassado (pai ou mãe, sei lá).

Graças a isso tudo, a fênix se tornou um famoso símbolo de morte e vida, de auto sacrifício, de renascimento da natureza, também símbolo do sol e da alma (para os egípcios). Cada sociedade ou grupo de pessoas interpreta a história da fênix do seu modo. Por exemplo, para os Rosa-Cruz, simboliza a depuração da alma e reintegração do homem em sua Essência Divina original. Para os maçons, representa a inviolabilidade, o Fogo Divino. Para os cristãos, simboliza Jesus Cristo, morrendo e ressurgindo no terceiro dia.

(Muito mal comparando, lembra o ouroboros, não!?)


Para os gregos, está relacionada com o Deus Hermes e é representada em muitos templos antigos.
Aparentemente, a Fênix como conhecemos, foi inspirada em Bennu, uma ave da mitologia egípcia que voava por Heliópolis, tinha um extenso ciclo de vida e pousava sobre a pira do Deus Rá para se deixar consumir pelas chamas e então renascer de suas próprias cinzas.
Para os chineses, a ave é o símbolo da felicidade, virtude, inteligência, força e da liberdade, na sua plumagem brilham as cinco cores sagradas: roxo, vermelho, azul, branco e dourado.
Para os alquimistas, era como a Pedra Filosofal.


Bom, galera... Espero que tenham gostado mesmo do post =). Acho a Fênix um símbolo muito interessante e tenho certeza que para a maioria das pessoas que conhecem o seu significado, também é.
Forte abraço a todos!!

2 comentários:

  1. Monie

    Muito bom o post! Vi que eu não sabia muita coisa sobre a fênix. Até que enfim tirou um tempinho para atualizar o blog com mais um dos seus textos interessantíssimos. Parabéns! Beijo.

  1. Tadeu.

    Grande!
    A Fenix é o ser mitológico favorito de muitas pessoas, e um dos meus também. Adorei mesmo, principalmente a descrição de Voltaire. Parabéns, meu véi!