Sempre tive curiosidade sobre este símbolo tbm ^^ espero q gostem =)Uma expressão q vem da Argentina "Magen Davi" q representa uma estrela formada por 2 triângulos sobrepostos. O substantivo "Magen" refere-se a um objeto q proporciona defesa ao corpo durante um combate, um escudo, bróquel, escamas... Daí a expressão "Escudo de Davi".
Dada a constante presença deste símbolo em lares judeus e nas sinagogas, costuma-se atribuir a eles um caráter especificamente judáico. Mas ao contrário do q se pensa, o hexagrama naum eh um símbolo de origem exclusivamente judáica e foi pouco usado pelos judeus até uns 100 anos atraz. Foi somente no fim do século XIX q os judeus resolveram escolher como símbolo q representasse sua crença, o hexagrama.
De acordo com a tradição judaica, este símbo era encravado nos escudos dos guerreiros do Rei Davi. Esta tradição teve origem hebraico para Davi ser escrito originalmente por 3 letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav, Dalet. Estas duas Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até entaum, uma variação do alfabeto fenício, conhecido como proto-hebraico. Estas duas letras eram colocadas sobrepostas nos escudos dos guerreiros. Apesar de ser uma história bem plausível, ainda carece de provas históricas ou arqueólogas.Os vértices do primeiro triângulo representam os 3 pilares da fé: Deus, o homem, o povo. O segundo representa os 3 grandes momentos da nossa história: Criação (passado), revelação (passado q prossegue no presente) e redenção (futuro). Sendo o primeiro representando a fé, o segundo representando a história, juntos constituem a essência dos ideais.
Mais ainda, 2 triângulos entrelaçados dão a ideia do entrosamento entre opostos, indicando assim a união de todas as contradições em perfeita harmonia. Em poucas palavras, este é o símbolo máximo de paz universal, Shalom - a missão do judeu, pertante toda humanidade. (parece até q eu to fazendo propaganda ^^)
Há alguns pensadores q viram o conceito de "Estrela de Davi" e nos triângulos q a compõe, com o elemento macho (triângulo com a ponta virada para cima, tbm conhecido como lâmina) e fêmea (triângulo com a ponta virada para baixo, tbm conhecido como cálice). Há os q viram neste símbolo a relação entre o elemento celestial que aspirado para a terra o seu poder (triângulo virado pra baixo) contra o elemento terrestre q aspira para o céu sua influência (triângulo para cima).
De acordo com a Cabala (livro de mística judaica) a Estrela de Davi insinua a representação de 7 emanações divinas (Sefirot) inferiores. Cada 1 dos 6 triângulos q formam o lado da estrela representariam uma emanação e o centro dos triângulos maiores sobrepostos representariam a emanação chamada Malchut.
O filósofo Franz Rosenzweig deu uma interpretação mto peculiar ao símbolo qdo afirmou q um dos triângulos seria a representação da base de focos q caracterizam o pensamento do mundo: Deus, o homem, o mundo. Óbviamente havia filósofos q naum crêem na existência de Deus, de um mundo físico ou de uma humanidade separada no mundo real. O outro triângulo, representaria a posição do judaísmo nestes assuntos. Num nível bem básico, o judaismo se ocuparia na reflexão sobre as relações q existem entre outros fatores, no tocante, os 3 fundamentos principais do judaismo na opinião de Rosenzweig: Criação (relação entre Deus e o mundo) Revelação (relação entre Deus e o homem) e Redenção (relação entre o homem e o mundo).
O cristianismo utiliza este símbolo como sinal de respeito à Israel, sendo esse o lugar onde acreditam q Jesus vai voltar.
Espero q tenham gostado da "revelação" deste símbolo ^^. Particularmente, achei mto interessante =]
Vou ficando por aqui, mas deixo um forte abraço e um sincero desejo de prosperidade para todos!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
poxa thii!
tu nem posto aIsis =/
vo espera d tard!!
Bjuu
Postar um comentário