Centauro Quíron

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Há mto tempo eu fikei de postar sobre este ser mitológico :D

Quíron era na mitologia grega, um centauro, considerado pelos de sua raça, como um superior, como um rei, um líder. Ao contrário dos outros centauros q eram mal-educados, bebedores, delinquentes sem cultura e violentos, Quíron era inteligente, bondoso e civilizado.

Tinha grande conhecimento em ervas e poções. É lembrado atualmente como criador da medicina e da alquimia.
Passava seus conhecimentos para quem o procurasse (dentre seus pupilos estava Apolo, o qual não foi apenas ensinado a medicina, mas tbm a arte, música, filosofia, poesia, ética, artes divinatórias e profecias, e ciência) era considerado mais sábio q os Deuses e mais justo q os humanos. Era a encarnação da civilidade.

Sua nobreza se reflete também na história q narra sua morte. Quíron sacrificou sua vida para que os humanos obtivessem uso do fogo dos deuses (sim, akele roubado por Prometeu).

Hércules (seu nome em grego tbm se escreve Héracles), a caminho de um de seus trabalhos, quis tomar vinho com um centauro. Folo, q comia sua comida, estranhou o pedido. Ele havia recebido uma jarra de vinho do Deus Dionísio q deveria ser conservado para o resto dos centauros até q chegasse a hora certa de abrir. Diante do pedido de Hércules, Folo sentiu-se constrangido a oferecer o vinho santo. Hércules agarrou-o das mãos de Folo e abriu, deixando q o aroma fosse sentido pelos outros centauros que vieram lutar contra ele.

Hércules começou a usar lanças com venendo da Hidra e matá-los. Eis q eles começaram a correr para a caverna de Quíron q foi ver o motivo da bagunça e acabou sendo atingido por uma das flechas na perna.
Estava mortalmente ferido, porém era imortal... Estava então, preso ao sofrimento até o fim da eternidade. Buscou incansavelmente uma cura para seus males, mas havia uma crença q dizia "Se Quíron não pode curar, então ninguém mais pode".

Hércules, quando libertou Prometeu de seu castigo, pediu q Zeus desse o direito à morte para Quíron, e o colocou no lugar de Prometeu (por sua própria vontade).

Assim, ele foi mandado para o céu e transformado em estrelas... A constelação de Centauro, ou Sargitário.



Espero q tenham gostado desta matéria =D
Forte abraço e mtas prosperidade pra tdos!

3 comentários:

  1. Duda

    Quíron aparece na obra "Divina Comédia" de Dante. Na parte sobre o inferno. Ele é mencionado como um dos responsáveis por 'cuidar' das almas presas em um dos círculos, que é dividido o inferno.

  1. Mallika

    Belo blog. parabéns.

  1. juliana

    gostei do blog. amo d+ os centauros
    juh