Entendendo "Ocultismo"

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Bem... acho q comecei o assunto "ocultismo" colocando os bois na frente da carroça e acabei naum lhes dando um conceito para essa palavra. Resolvi então colocar aki uma explicação tão aprofundada quanto possível para q possamos caminhar nos mesmos passos ^^


Ocultismo (também podendo ser chamado de Ciências Ocultas) é um conjunto de teorias (e práticas tbm, claro) q visa desvendar os mistérios da natureza, da humanidade e do universo. É o estudo do espírito e da matéria, dos Deuses e dos Homens, da origem e do destino. É a verdadeira ciência da vida. Trata do que é sobrenatural, secreto e invisível aos olhos humanos.

O ocultismo não é uma religião, portanto não há dogmas a serem seguidos, há apenas hipóteses, como em qualquer cicência.

O homem aqui retratado, seria um completo e arquetípico, formado de CORPO, RAZÃO, EMOÇÃO e ALMA., como divide a Cabala (vou escrever um post sobre ela, futuramente).
Os ocultistas dizem que as religiões contemporâneas foram inspiradas numa mesma fonte sobrenatural, portanto ao estudar aprofundadamente essa fonte, deve-se chegar na religião "original". Ocultistas também são chamados algumas vezes de magos, e acredita-se que esses magos já conheciam maior parte das descobertas das ciências contemporâneas, sendo tais descobertas pra eles, meros achados.

O conhecimento 'oculto' é assim designado por estar em desuso ou permanecer nas raízes da cultura. O termo ocultismo foi criado no Século XIX pelo francês Eliphas Levi (já falamos brevemente sobre ele, mas pretendo me aprofundar em suas obras e divulgar tal conhecimento aqui).

O ocultismo tem sua origem em tradições muito antigas, tais como Hermetismo (raízes mais antigas do ocultismo no Egito, relacionada ao deus Hermes ou Thoth) e se envolve com Magia, Alquimia e Cabala. Tendo relação com Misticismo e Esoterismo e sofre grande influência por parte de religiões e filosofias orientais (principalmente Yoga, Hinduismo, Taoismo e Budismo).

(NOTA: Este na foto é Eliphas Levi)

Eliphas e Papus dividem a preferência como maior Ocultista do Séc. XIX. Sistematizaram boa parte do que hoje conhecemos como ocultismo prático.

Também devo citar a importância de Samuel Liddel MacGregor Mathers e da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado (já mencionei tal nome em algum ou alguns outros posts, mas talvez apenas pelo nome "Golden Dawn"). MacGregor e a GD foram grandes responsáveis pelo ressurgimento da Magia Ritualística. Influenciaram fortemente também grandes magos do Séc. XX.

Crowley já foi amplamente citado aqui no Relicário, mas quero lembrar que ele usava um método mágico 'próprio' - Thelema. Que deu origem a várias escolas mágicas e é influência para vários ocultisas/magos.


Bom... Nem de longe terminamos o assunto 'ocultismo', mas com certeza um conceito foi dado a essa palavra, portanto, meu objetivo neste post está completo :)

Vou ficando por aqui =D Forte abraço pra todos :D !!!

1 comentários:

  1. Carol.

    Olá Thiago!!!
    Descobri seu blog hoje (infelizmente) e ameeeiii!!!! Sempre li mto sobre tudo o que consta no seu blog, mas não tenho essa paciencia que vc tem de escrever.... porém, espero que vc não pare de postar, pois tudo é mto interessante e real. Bom.. quero mesmo é parabenizar vc e mais alguém, caso tenha, que o ajude! E por favor, continue! Beijos. Carol.