Runas [Parte 1]

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Não sei porque demorei tanto pra escrever um post sobre as Runas ^^ Quem me conhece pessoalmente sabe que eu tenho um pingente com estes símbolos. Agora sempre que alguém me perguntar, eu vou usar o blog como porta voz XD.

Runas são um conjunto de alfabetos (Teutonico, Anglo-saxão e Escandiávio) e eram usadas para escrever as línguas germânicas (principalmente nas Ilhas Britânicas e na Escandiávia). Seus caracteres são muito parecidos com algumas letras latinas, mas com menos curvas, o que facilita na hora de gravar com uma faca em uma tábua ou uma pedra.
Em toda sua variedade, pode ser considerada uma escrita do norte da Europa. A versão escandinávia também conhecida como Futhark (tem esse nome pois são as 6 primeiras letras F, U, Th, A, R, K) contém 24 símbolos, dividos em 3 grupos de 8 letras cada, chamados "Aett" ou "Aettyr" e foi a base de outras escritas como Futhorc - versão anglo-saxã (tem esse nome pelo mesmo motivo que Futharc).

A palavra runa tem origem indo-europeia e significa "mistério" ou "segredo"
As inscrições runas mais antigas encontradas datam aproximadamente o ano 150 e foram usadas por mais de 1000 anos resistindo à cristianização e sendo substituído pelo alfabeto latino. Algumas línguas até hoje tem traços em sua escrita do que seriam as runas, como é o caso do alemão.
Embora muitas pessoas acreditem que as runas se tornaram um alfabeto morto entre os séculos XIII e XVI, hoje em dia ainda são usadas em jogos de adivinhação.

Não há documentos antigos que indiquem que as runas foram criadas estando relacionadas num primeiro momento à magia senão pela mitologia nórdica. Eram utilizadas para fins práticos como marcação de túmulos e identificação de propriedades. Acredita-se que sua "magia" e poderes de adivinhação estejam relacionada com a Igreja Católica, que disse que estas serviam para se comunicar com o diabo. (Hoje em dia, dizem que a leitura das runas são úteis para dar uma visão espiritual.)



Alguns povos antigos acreditavam q as runas tinham poderes mágicos e as colocavam próximas do leito de feridos e doentes e talhavam nas portas de suas casas. Utilizavam também como amuletos que os protegiam de todos os males. Durante séculos, os xamãs passavam aos seus iniciados o conhecimento mágico das runas.


Infelizmente eu não vou colocar a origem mitológica nesse post, vai ter que ficar pro próximo, para que este não fique muito grande e cansativo. Talvez seja até melhor assim, pois separa bem as coisas.
O que acharam do post? Não deixem de comentar, mesmo que não gostem! A crítica pode ajudar a melhorar o Relicário, e este é o objetivo, sempre :)

Forte abraço a todos!

2 comentários:

  1. Anônimo

    Até que enfim um post sobre runas... Eu gostei, mas não acho que ficaria tão cansativo postar a segunda parte. Na verdade só me deixou mais curiosa. (Talvez esse tenha sido seu objetivo, né?!) Enfim, tá tudo muito legal.

  1. Tadeu.

    Muito bom o texto! taí uma coisa que eu não tinha a menor informação sobre! xD
    Parabéns e escreva mais!