Suástica

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

De volta, direto para as matérias do blog! Que saudade que eu tava! Então... sem mais delongas, vamos direto ao assunto!


Muita gente associa esse símbolo unicamente à Alemanha Nazista de Adolf Hitler e rapidamente se lembra das atrocidades cometidas durante esta época sob este símbolo. De fato, a suástica marcou a cara do século XX e se tornou um símbolo de terror e (por que não dizer?) fanatismo descontrolado que trazia consigo nada além de medo e de horror.
Porém a suástica não é nada disso! Pelo menos não era, inicialmente. O significado de um símbolo pode ser alterado de acordo com o tempo em que se vive e as referências que se tem.
A primeira definição conhecida de suástica, teve origem no Hinduismo, entre seus praticantes. A palavra suástica, em sânscrito, significa "aquilo que traz sorte" e sua raiz "Svaz" significa "bondade". Acredita-se também que a suástica traga bons ventos.

Alguns apontam para que a "Cruz de Gamada" (como também é conhecida) tenha aparecido há mais de 3000 anos em moedas na antiga Mesopotâmia. Além de aparecer em diversas outras civilizações como os Índios Hopi, os Astecas, os Gregos, os Celtas, os Budistas e diversas outras.
As suásticas budistas e hopi parecem reflexo no espelho da suástica nazista. O posicionamento dos braços da cruz, traz significados religiosos completamente diferentes. Se estiver no sentido horário, representa o movimento evolutivo do universo. Já no anti horário, representa uma dinâmica involutiva, numa análise superficial, poderiam ser entendidas como a representação do Bem e do Mal, no entanto, considera-se que os dois lados da suástica têm o seu lado bom e o seu lado mau, tal como tudo na Natureza. Assim, os dois lados não se opõem, mas complementam-se, num equilíbrio dinâmico, sem tendências para a criação, nem para a destruição.

Na china, a suástica é usada para representar o número 10.000. Na maçonaria, representa a constelação próxima à estrela Ursa Maior.

A explicação para a existência de tantas suásticas, é a facilidade com que ela pode ser desenhada, é um traçado bem simples. Algumas suásticas tem apenas 3 linhas e outras sequer tem braços.
A escolha do símbolo pelo Partido Nazista, na Alemanha, foi justificado por Hitler no seu livro Minha Luta (Meín Kampf). De acordo com ele, a suástica teria a capacidade de representar a luta em prol do homem ariano e do desenvolvimento da nação alemã por meio da campanha anti-semita.


Bom, galera... acho que é isso aí! Tinha muita coisa pra escrever, mas é impossível colocar tudo aqui. Infelizmente, em um blog, eu não posso me aprofundar tanto quanto eu gostaria em um assunto, precisaria de muito mais espaço. Mas de qualquer forma, espero que vocês tenham gostado e continuem acompanhando o blog! Nesses dias estou com muita vontade de escrever e tenho assuntos também! :D

Forte abraço a todos!

2 comentários:

  1. Tadeu.

    Muito bom o texto! E esclarecedor também! Agora espero que as pessoas tenham uma visão menos "controlada" sobre a suástica. Parabéns, meu brother!

  1. Anônimo

    Gostei muito do texto, embora já soubesse de algumas coisas que foram citadas. :)