Goticismo

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Peço desculpas aos leitores pela demora dos posts ^^ Mas vou dar uma caprichada hj =D
Espero q curtam o assunto q é um tanto quanto fora dos padrões do blog ^^ ... Mas, pensando bem, o blog num tem nenhum padrão, como jah puderam reparar XD


O goticismo (tbm conhecido como Subcultura Gótica ou Dark, no início da década de 80 no Brasil) teve início no Reino Unido, no final da década de 70 e início de 80. Como toda cultura, existe a parte filosófica de fé, descrenças e modos de pensar.

Uma das principais coisas da cultura gótica, é a dicotomia da vida, o contraste entre a luz e o escuro, bem e mal, enfim, coisas q não existem sem a outra.

A filosofia gótica consiste viver em paz, defende a idéia de um mundo sem tristezas nem mágoas, um mundo em q ngm se sinta sozinho, solitário, julgado ou isolado. Consiste no ideal de q uma pessoa faça a outra feliz e acaba com sentimentos como depressão, agonia ou tristeza.

A sua filosofia pode ser resumida em: “Um mundo bom de se viver, é aquele que só vai existir ao momento que toda falsidade, hipocrisia e frieza acabar.”

A maioria dos góticos lêem coisas como Dante, Byron e Tolstoy, mas não pq "devem" mas pq querem. Góticos têm uma tendência de ter um humor negro e perverso. Não são satanistas e nem todos são drogados com tendências suicidas.

Sua cultura abrange um estilo de vida associado principalmente às músicas dos anos 80 até o presente (diversos estilos) e estética com certa maquiagem e penteados bem... alternativos.


A música se volta para temas q glamourizam temas como hedonismo, niilismo e o lado sombrio das coisas. A estética sombria traduz-se em vários estilos, baseados essencialmente no preto.

O Goticismo eh uma subcultura laica, ou seja, à parte de toda e qualquer religião. Apesar de alguns pensarem q estão ligados diretamente ao satanismo ou à Wicca, é um erro pensar desta forma. Cada gótico é livre para escolher suas crenças ou seus Deuses, apesar de q nenhum deles está disposto a seguir dogmas, principalmente religiosos.


Essa matéria foi ideia de um brother meu, eu gostei, pq é o tpo de coisa q quebra conceitos, daí eu achei interessante. Espero q vcs tbm tenham achado e gostado :D

Forte abraço e mtas prosperidades!

0 comentários: