Mona Lisa

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

"No meio de um monte de matérias sobre o Egito, o kra vai falar sobre Mona Lisa???" é isso aew ;) Mas vcs vão ver q num eh uma coisa totalmente fora do assunto ^^


A obra mais conhecida e notável do pintor italiano Leonardo Da Vinci (A pintura é conhecida na frança como La Jaconde). Foi nesta obra, q Da Vinci melhor aplicou a técnica do Sfumato. Ele começou a obra no ano de 1503 e só terminou em 1507.

Agora ao q realmente interessa ao blog.

Olhando para o fundo da imagem, por tras do rosto de Monalisa, pode-se notar q a linha do horizonte do lado esquerdo encontra-se num nível visivelmente mais baixo do q do lado direito. Não por erro de Da Vinci, mas de propósito, quis q Monalisa parecesse maior sendo vista pela esquerda do q pela direita.
Historicamente os conceitos de masculino e feminino estão ligados. O esquerdo é o feminino e o direito é o masculino. Da Vinci era um grande fã dos princípios femininos.

Da Vinci procurava muito o equilíbrio entre o masculino e o feminino, e dizia q a alma não podia estar iluminada (ou completa) a menos que os elementos masculinos e femininos estivessem presentes nela.

Dizem q Mona Lisa é a imagem de Da Vinci travestido, algumas análises de computador já confirmaram alguns traços semelhantes entre o rosto dela e dele (auto-retratos). Mas sua Mona Lisa não é homem nem mulher, é uma fusão de ambos e traz uma mensagem sutil de androginia.

Da Vinci deixa uma pista para q a pintura seja interpretada como andrógina.

Amon, o deus egípcio da fertilidade masculina e representado muitas vezes com cabeça de carneiro e chifres curvos [Horns (estão ligados à gíria americana "horny", q significa excitado)].
Sua companheira era Ísis, deusa da fertilidade também (feminina). Cujo antigo pictograma era L'ISA. AMON .... L'ISA .... ^^ Não é só o rosto de Mona Lisa q sugere androginia como o nome dela é um anagrama da união divina do masculino com o feminino.

Algumas pessoas olham o sorriso de Mona Lisa e dizem q parece q ela sabe de algo q não sabemos, como se zombasse. Agora vc já sabe o segredo por tras do sorriso de Mona Lisa ;)


Infelizmente não consegui arrumar imagens de como Amon é descrito (com chifres curvos). Pelo menos não uma q não o fizesse parecer um demônio.

Espero q tenham curtido ^^
Vou ficando por aki, deixo um forte abraço e desejos de prosperidade a todos!


Obs: Este ao lado, é um auto-retrato de Leonardo Da Vinci.

2 comentários:

  1. Monie

    gostei desse texto, bem interessante, como todos os outros (os que eu li, pelo menos) =)

  1. Rodrigo

    vc tirou essa tese de "O Código da Vinci" de Dan Brown, não?