Iluminismo

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Hoje vai ter aula de história ^^ \o/ Venho aki vos falar do Iluminismo... Concordo plenamente com o q uma grande amiga minha disse: "acho q foi a partir daí q o mundo começou a melhorar". Entaum achei q seria legal escrever sobre essa fase do mundo =) Espero q a matéria agrade a todos ^^

(Jean Jacques Rousseau)
Foi um movimento cultural que se desnevolveu na Inglaterra, Holanda e França. Não se sabe exatamente quando foi o começo do iluminismo. Acredita-se q teve início no final do séc. XVII e começo do séc. XVIII, desde então, este é considerado "Século das Luzes". O término desse período, por sua vez, teve marco com o início das Guerras Napoleônicas (1804 ~ 1815).

O Iluminismo foi um grande movimento que alterou bastante as tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. Junto com a revolução industrial, o iluminismo trouxe grandes avanços para uma profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. O percursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596~1650).

Um dos principais objetivos do Iluminismo era alterar a visão teocentrica q dominava a Europa desde a idade média. Segundo alguns filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o objetivo de iluminar as trevas em q a sociedade se encontrava.


Principais características iluministas:

** Valorização da Razão, considerada instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento.

** Valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia.

** Crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as informações q ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza.

** Crença nos direitos naturais, que todos os indivíduoes possuem em relação à vida, à liberdade, à posso de bens materiais.

** Crítica ao absolutismo, ao mercantilismo, e aos privilégios da nobreza sobre o clero.

** Defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei.

** Crítica à igreja católica, embora não se excluísse a fé em Deus.

Estes são alguns dos iluministas mais notáveis q existiram: Jean-Jacques Rousseau, Dênis Diderot, John Locke, Montesquieu, Voltaire, Adam Smith, Bento Espinosa, Benjamin Franklin.

"Todos temos o poder de afastar as trevas, basta abrir a mente e quebrar antigos conceitos" (D'Almeida)


E ae, ficou legal? Dê sua opinião! =)
Espero q tenham gostado da "aula de história" ^^ E um agradecimento especial: Obrigado, vivi pela idéia :D
Forte abraço e muita prosperidade pra todos!!!

0 comentários: