Olho de Hórus

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Já que estamos falando do Egito antigo, resolvi falar tbm sobre este símbolo que vejo em mtos lugares: Olho de Hórus... =)

Tbm conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em tdas as épocas.

Segundo a lenda, o olho esquerdo de Hórus, simbolizava a lua, e o direito simbolizava o sol. Durante a batalha, seu tio, Deus Set, lhe arrancou o olho esquerdo, o qual foi substituido por este amuleto que não lhe dava visão total, colocando então uma serpente sobre sua cabeça. Depois de sua recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levariam à vitória decisiva sobre Set. Era a junção do olho humano com a visão do falcão, animal que representava Hórus.

Era usado em vida, para afugentar o mau-olhado, e pós morte contra o infortúnio do além.

O Olho de Hórus e a serpente, simbolizavam o poder real, tanto que os faraós passaram a maquiar seus rostos com o Olho de Hórus e usarem serpentes esculpidas em suas coroas. Os antigos acreditava que este símbolo poderia auxiliar o renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma. É um símbolo muito usado pela maçonaria.

O olho direito de Hórus representa informações concretas, está ligado ao hemisfério cerebral esquerdo. Aborda letras, palavras e números. Coisas mais lógicas e concretas. Aborda o universo de um modo masculino.
O olho esquerdo de Hórus representa informações abstratas, está ligado ao hemisfério cerebral direito. Lida com pensamentos, sentimentos e é responsável pela intuição. Aborda o universo de um modo feminino.
O Olho de Hórus é formado por 4 partes, que se compreendidas, ajudam a entender seu significado.

1ª: A parte principal, isto é, pálpebras, íris e sombrancelha, formam basicamente um olho humano.

2ª: O risco na vertical, muitas vezes descrito como lágrima, é na verdade um desenho comum na pelagem de muitos animais de casco na África, tal como gazela, admirada pelos egípcios e retratada em diversos quadros, esculturas e móveis.

3ª: O fio comprido que desce inclinado e termina numa espiral, é a estilização do mesmo desenho encontrado em alguns tipos de falcão. Nas penas abaixo do olho, um risco preto que se volta para trás.

4ª: O fio comprido que sai do canto do olho e segue paralelamente à sombrancelha é uma imitação do mesmo desenho existente nos gatos de pêlos rajados.

Estes 4 seres representados no olho de hórus, são os msms representados na esfinge: cabeça humana, corpo bovino, patas de felino e asas de águia. Considerando que os antílopes, gazelas, gnus, búfalos e outros animais de casco são animais bem próximos do boi; as águias e falcões são nomes populares dados ao msm grupo de aves. Assim, fica facil deduzir que a Esfinge e o Olho de Hórus têm suas origens nos msm animais.

A esfinge, tal como o olho, simboliza 4 fases que a pessoa deve passar para atingir a "iluminação", isto é, de sabedoria e equilíbrio.

Assim, o Olho de Hórus representa a lucidez espiritual da pessoa a quem ele se refere!


Bom, espero que tenham gostado deste símbolo ^^ Futuramente falarei sobre a Esfinge e estes 4 seres.

Vou ficando por aqui. Forte abraço e mta prosperidade pra todos!

0 comentários: