Esfinge

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Tenho um enorme fascínio pela Esfinge. Sei q naum sou o único, né naum, Vivi? =)


Primeiro, vou falar sobre a esfinge GREGA.

(Esfinge vem do Grego: Esphingo. Q significa Estrangular)

Segundo a mitologia grega, a deusa Hera enviou para a cidade de Tebas, a esfinge (uma besta com corpo de leão, asas de águia e cabeça de mulher) para atormentar seus moradores. A esfinge cruzava o caminho de todos q se aproximassem da cidade e lhes formluava enigmas. Se a pessoa errase, seria devorada. Certo dia, a esfinge cruzou com Édipo e lhe fez um enigma: "O q durante a manhã tem 4 patas, de tarde tem 2 e de noite tem 3?". Édipo então respondeu: "O homem, durante a manhã, sua infância, tem 4 patas, engatinha, de tarde, sua juventude, tem 2 patas, anda normalmente e de noite, sua velhice, tem 3 patas, suas 2 pernas e a bengala". A esfinge ficom com tanta raiva q se jogou do precipício. Graças a isso, Édipo foi proclamado o rei de Tebas e recebeu a mão da rainha enviuvada, sua própria mãe.

Esta foi a história da Esfinge, segundo a mitologia Grega, agora vou falar sobre a esfinge EGÍPCIA.

A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística, usualmente sendo um leão com uma cabeça humana (geralmente um faraó). Também são usadas como demonstração de poder, assim como as pirâmides.

A mais famosa é a Sesheps, a grande esfinge se localiza no norte do Egito, no planalto de Guizé. Por conta disso, tbm é conhecida como "Esfinge de Guizé". Supõe-se q represente Hórus, guardião de templos e túmulos. Tem um pequeno templo entre suas 2 patas dianteiras. Seu rosto é considerado a cabeça do faraó Quéfren ou de seu irmão Djedefré. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma q esta esfinge tem mais de 10.000 anos de idade.

Não se tem certeza da palavra usada pelos egípcios pra designar esta estátua. A palavra esfinge é de origem grega e não egípcia.

Entre as patas da esfinge, encontra-se uma estrela chamada "Estrela dos Sonhos" onde está escrita uma pequena história de Tutmosis IV q adormeceu sobre a esfinge q estava coberta de areia até o pescoço. Tutmosis sonhou q a esfinge prometera q ele se tornaria o rei do Egito, caso a desenterrasse. O q aconteceu algum tempo dempois de desenterrada a Esfinge.


Este é o fim da matéria... Assim como vcs, eu não vi nenhuma ligação entre as esfinges gregas e egípcias, mas de qqr forma, me senti no dever de divulgar tudo q achei, mesmo talvez não estando 100% completo.

Eu gostei mto de ter estudado as esfinges e espero q vcs tenham gostado tanto quanto eu ^^ Aguardem as próximas matérias sobre o Egito ^^

Forte abraço para todos e muitas prosperidades também!!!!

0 comentários: