Lilith

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Hj vou falar de Lilith... Sugestão de uma pessoa mto especial pra mim, minha sobrinha *.* (mesmo q naum seja de sangue, mas é de coração, e esse vínculo, conceito nenhum quebra!)


O primeiro capitulo da Bíblia, conta a história de Adão e Eva ...mas segundo o Zohar (comentário rabínico dos textos sagrados), Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou o Adão, ele fê-lo macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith e deu-a em casamento a Adão. Mas Lilith recusou, não queria ser oferecida a ele, tornar-se desigual, então abandonou-o e seguiu para procurar parceiros entre os anjos caidos, com quem construiu uma família de demônios chamados Lilim, gerando 100 destes por dia (:O).

Deus, vendo o desespero de Adão, enviou 3 anjo
s para trazê-la de volta para para o Éden, mas Lilith recusou-se. Como castigo, a cada dia, 100 bebês eram sacrificados.

O mito de Lilith pertence à grande tradição dos testemunhos orais que estão reunidos nos textos da sabedoria rabínica definida na versão jeovística, que se coloca lado a lado, precedendo-a de alguns séculos, da versão bíblica dos sacerdotes. Sabemos que tais versões do Gênesis - e particularmente o mito do nascimento da mulher - são ricas de contradições e enigmas que se anulam. Nós deduzimos que a lenda de Lilith, primeira companheira de Adão, foi perdida ou removida durante a época de transposição da versão jeovística para aquela sacerdotal, que logo após sofre as modificações dos pais da igreja.

Lilith é tida como demônio da noite nas escrituras hebraicas. Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam ela a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas. No fictício "Livro de Nod", diz-se q foi ela qm ensinou a Caim as suas habilidades vampíricas.

Casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith Tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Após os hebreus terem deixado a Babilônia Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi limada do velho testamento.

Algumas vezes Lilith é associada com a deusa grega Hécate, "A Mulher Escarlate", um demônio que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

Nos dois últimos séculos a imagem de Lilith começou a passar por uma remarcável transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilith, e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos, em um contraste radical à sua tradicional imagem demoníaca.



Bom, é isso ^^ Espero q tenham gostado :D [obs: ainda to aprendendo a configurar fontes, cores e tamanhos ahsuashuashaush]

Forte abraço e muita prosperidade pra todos! =)

1 comentários:

  1. Unknown
    Este comentário foi removido pelo autor.