Mandalas

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Atendendo a mais pedidos (qm vê assim, pensa até q o blog tá bombando neh !?), estou aqui agora para falar sobre mandalas... ;)

Mandala é a palavra em sânscrito q significa circulo, circunferência, centro, diagrama sagrado. É a representação do universo e de tudo q nele existe. As mandalas existem ha mais de 5 mil anos e surgiram na Índia e no Tibet, encontrando-se presente em todas as culturas e civilizações.

As mandalas acessam e exercitam o hemisfério direito do nosso cérebro (parte responsável pelas ideias luminosas, criações geniais). Também nos induz à concentração, abstração e criatividade. Serve para organizar fatores desordenados do psique.

Os círculos sugerem totalidade,unidade, o útero, completude e eternidade.
Elas não representam uma estranha realidade, e sim, um mundo iluminado que sempre existiu que é revelado quando as manchas da raiva, apêgo e ignorância são transformados.
Paradoxalmente estes mundos iluminados são construí
dos das mesmas energias que nós, em nossa visão dualística, percebemos como raiva, apêgo e ignorância, mas no estado iluminado, inabalável, são vistos como força, compaixão e sabedoria.

Portanto, mandalas são projetos arquitetôn
icos ou vistas aéreas de palácios celestiais constuídos de conceitos iluminados.

Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, tem a tragetória circular, era identificado como ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações.


A mandala como símbolo, não dá apenas a ideia de centro do mundo, planta de cidades, palacios reais e templos, mas também a da modesta habitação humana. A habitação não é apenas um abrigo, mas a crianção de um mundo imitando gestos divinos. Assim a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite o reencontro com Deus.

Um bom exemplo brasileiro de mandala a partir da arquitetura é a planta superior da Catedral de Brasília.


E ae, gostaram ? Espero q sim =) Qqr dúvida, podem perguntar.
Vou ficando por aqui, deixo um forte abraço e um desejo de mtas prosperidades pra todos!! o/

0 comentários: