Deusa Ísis / Mitologia Egípcia

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Hj estou atendendo a um pedido mto especial, de falar sobre a Deusa Ísis ^^ Espero q tdos gostem, principalmente vc, milah =)

Na mitologia egípcia, Ísis era a deusa do amor e da mágica.
A Deusa Ísis foi cultuada e adorada em vários lugares, como Egito, Império Romano, Grécia e Alemanha.
Conhecedora da perfeita felicidade, governava as 2 terras, o Alto e o Baixo Egito com sabedoria enquanto seu irmão e marido Osíris viajava pelo mundo, difundindo a civilização.

Até q Set, irmão de Osíris, o convidou para um banquete q se tratava de uma cilada. Set apresentou um caixão de medidas excepcionais, e prometeu uma generosa recompensa a qm nele coubesse. Osíris caiu imprudentemente na cilada, deixando com q Set o tornasse escravo da morte. Set espalhou pedaços de Osíris por todo o Egito. Ísis os procurou e os juntou, exceto seu órgão sexual, q foi substituido por um membro de ouro. Através da magia e da arte da cura, Osíris volta a vida e a engravida.

Mas Osíris só pôde ficar vivo através de magia o tempo suficiente para engravidar Ísis.

Assim, Ísis concebe Hórus, filho da vida e da morte, a quem deveria até q este achasse-se capaz de enfrentar seu tio, apoderando-se como legítimo herdeiro do trono q Set havia usurpado.
Ísis se escondeu com seu filho, porém na necessidade de procurar alimentos, acabava deixando seu Hórus sem qualquer protenção e numa dessas ocasiões, Set se transformou em uma serpente e picou Hórus. Quando Ísis regressou, o encontrou já bem próximo da morte. Porém, sua vida não foi ceifada, graças a um feitiço do Deus-Sol, Rá.

Uma vez, Ísis tento aprender o nome de todas as coisas, para ser tão importante quanto o Deus-Sol Rá. Dps de anos, o único nome q Ísis naum sabia, era o nome secreto de Rá, entaum decidiu enganá-lo para descobrir. A cada dia, q Rá voava pelo céu ele envelhecia, até q começou a babar. Ísis pegou a baba, modelou-a com a terra, e a transformou numa serpente e colocou no caminho de Rá. Este caiu no chão e ficou agonizando. Ísis disse q poderia curá-lo se ele lhe dissesse seu nome, o qual Rá se negou a dizer. Mas ao perceber q o veneno da cobra era forte o suficente para matá-lo, entregou seu nome a Ísis, q assim pôde se apropriar de uma parte do poder de Rá.


Esta foi a história de Ísis, agora vou falar um pouco sobre a mitologia egípcia e cristianismo.

As atuais religiões não foram criadas a partir do nada, sofreram MUITAS influências de religiões, crenças e cultos mais antigos. Por exemplo, a figura de Deus no cristianismo, não lhes é familiar em outro lugar? Um cara de barba branca, cabelos grisalhos, usando uma túnica, sentado num trono nas nuvens e rodeado por anjos? Sim... poderia tbm estar descrevendo Zeus com as mesmas palavras.

Uma das q influenciou bastante o Cristianismo, foi a mitologia egípcia. Aqui vão algumas semelhanças:

Os Deuses egípcios através dos símbolos associados, tal como no cristianismo. Os símbolos aparecem no lugar dos Deuses
Ex: O falcão para Hórus, a Cruz para Deus.

Osíris, tal como Cristo, venceu a morte.

Os egípcios, tal como os cristãos, acreditavam na relação imortal com o cosmos. A morte era a passagem para outra dimensão onde podia haver interacção entre vivos e mortos. O bom filho, tal como no cristianismo, era o que assegurava aos pais uma boa vida na Além.

O casal Isis e Osíris, com o seu filho Horus, reflectem um ideal de família. Um modelo organizativo do Cosmos que se transfere para o cristianismo.

Na XVIII dinastia a Deusa Hathor fundiu-se com Isis. A Deusa Isis absorveu a simbologia associada a Hathor. O culto a Isis difundiu-se por toda a bacia do Mediterrâneo e no período do Império Romano era muito popular, inclusive na Península Ibérica. Com o triunfo do cristianismo manteve-se o culto a Isis que renasceu no século VII com a institucionalização do culto à Virgem. Também a Virgem Maria, tal como Isis, é representada a amamentar o filho.


Sei q vai ter mta gente falando mal desta matéria, mas... whatever....

Espero q tenham gostado =D Esta foi uma matéria bem especial (pelo menos eu a considero assim) :D Tanto por ser um pedido, quanto por ter fatos um tanto quanto "polêmicos".

Vou ficando por aqui. Forte abraço e muita prosperidade pra todos!!!

1 comentários:

  1. Milah

    thiago!
    adorei o post da Isis!(minha mãe tbm!)
    ficou super interessante!
    Brigadãããoo!
    BeijOZz