Estrela de Davi

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Sempre tive curiosidade sobre este símbolo tbm ^^ espero q gostem =)

Uma expressão q vem da Argentina "Magen Davi" q representa uma estrela formada por 2 triângulos sobrepostos. O substantivo "Magen" refere-se a um objeto q proporciona defesa ao corpo durante um combate, um escudo, bróquel, escamas... Daí a expressão "Escudo de Davi".

Dada a constante presença deste símbolo em lares judeus e nas sinagogas, costuma-se atribuir a eles um caráter especificamente judáico. Mas ao contrário do q se pensa, o hexagrama naum eh um símbolo de origem exclusivamente judáica e foi pouco usado pelos judeus até uns 100 anos atraz. Foi somente no fim do século XIX q os judeus resolveram escolher como símbolo q representasse sua crença, o hexagrama.

De acordo com a tradição judaica, este símbo era encravado nos escudos dos guerreiros do Rei Davi. Esta tradição teve origem hebraico para Davi ser escrito originalmente por 3 letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav, Dalet. Estas duas Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até entaum, uma variação do alfabeto fenício, conhecido como proto-hebraico. Estas duas letras eram colocadas sobrepostas nos escudos dos guerreiros. Apesar de ser uma história bem plausível, ainda carece de provas históricas ou arqueólogas.

Os vértices do primeiro triângulo representam os 3 pilares da fé: Deus, o homem, o povo. O segundo representa os 3 grandes momentos da nossa história: Criação (passado), revelação (passado q prossegue no presente) e redenção (futuro). Sendo o primeiro representando a fé, o segundo representando a história, juntos constituem a essência dos ideais.

Mais ainda, 2 triângulos entrelaçados dão a ideia do entrosamento entre opostos, indicando assim a união de todas as contradições em perfeita harmonia. Em poucas palavras, este é o símbolo máximo de paz universal, Shalom - a missão do judeu, pertante toda humanidade. (parece até q eu to fazendo propaganda ^^)

Há alguns pensadores q viram o conceito de "Estrela de Davi" e nos triângulos q a compõe, com o elemento macho (triângulo com a ponta virada para cima, tbm conhecido como lâmina) e fêmea (triângulo com a ponta virada para baixo, tbm conhecido como cálice). Há os q viram neste símbolo a relação entre o elemento celestial que aspirado para a terra o seu poder (triângulo virado pra baixo) contra o elemento terrestre q aspira para o céu sua influência (triângulo para cima).

De acordo com a Cabala (livro de mística judaica) a Estrela de Davi insinua a representação de 7 emanações divinas (Sefirot) inferiores. Cada 1 dos 6 triângulos q formam o lado da estrela representariam uma emanação e o centro dos triângulos maiores sobrepostos representariam a emanação chamada Malchut.

O filósofo Franz Rosenzweig deu uma interpretação mto peculiar ao símbolo qdo afirmou q um dos triângulos seria a representação da base de focos q caracterizam o pensamento do mundo: Deus, o homem, o mundo. Óbviamente havia filósofos q naum crêem na existência de Deus, de um mundo físico ou de uma humanidade separada no mundo real. O outro triângulo, representaria a posição do judaísmo nestes assuntos. Num nível bem básico, o judaismo se ocuparia na reflexão sobre as relações q existem entre outros fatores, no tocante, os 3 fundamentos principais do judaismo na opinião de Rosenzweig: Criação (relação entre Deus e o mundo) Revelação (relação entre Deus e o homem) e Redenção (relação entre o homem e o mundo).

O cristianismo utiliza este símbolo como sinal de respeito à Israel, sendo esse o lugar onde acreditam q Jesus vai voltar.


Espero q tenham gostado da "revelação" deste símbolo ^^. Particularmente, achei mto interessante =]
Vou ficando por aqui, mas deixo um forte abraço e um sincero desejo de prosperidade para todos!!

1 comentários:

  1. Milah

    poxa thii!
    tu nem posto aIsis =/
    vo espera d tard!!
    Bjuu