Caduceu de Mercúrio & Bordão de Esculápio

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Olá!! Fico feliz q vc esteja aki comigo, lendo + 1 matéria :D. Desta vez, vou falar sobre 2 símbolos q são frequentemente confundidos: Bordão de Esculápio e o Caduceu de Mercúrio.


Bordão de Esculápio:
Este símbolo está relacionado com a astrologia e com a medicina. O Bastão em si, representa o bastão usado por Esculápio (Deus grego da medicina e filho de Apolo). Este, aprendeu as artes da medicina com Quíron (aquele centauro q trocou de lugar com Prometeu).
Combinado com a serpente, cuja mudança de pele é o símbolo do renascimento e da fertilidade.

O Bastão representa também, o símbolo de uma autoridade divina!!

(obs: é um símbolo bem simples, comparado com os outros já mostrados aki, não acham? ^^)

Caduceu de Mercúrio:



Este já é um pouco mais complicado, mas vamos lá!

É um dos símbolos + antigos já vistos, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash (quem?) 2600 a.C.. Está esotéricamente ligado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascenção de energia kundalini (É a energia que transita entre os chakras). A cobra da direita, é chamada de Od, q representa a vida livremente dirigida. A cobra da esquerda representa Ob, q representa a vida faltal. O globo (q deveria ser dourado) representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir!

As asas representam as asas de Mercúrio (Hermes, na mitolgia grega).


Atualmetne é usado como símbolo das ciências contábeis.



Aki termina mais um artigo =) Espero q tenham gostado. Este foi pequeno, mas acho q ficou bem legalzinho =D
Forte abraço e mta prosperidade para todos!!!!

1 comentários:

  1. Unknown

    rsrssr O maiss engraçadoo desse " dicionario dos simbolos" eh que o autor estranhu faz comentarioss dasss materiass qdooo explicaa!!! Tp... o rei axumbalacaxô ( queemmm?? ) hasuahas GArotoo estranhuu!! ssrsr

    E oitraaa!!! Nao eh nem um poco modestoo!!! " gostaramm da materia de hoje? Pow.. eu acheii que fikouu beeemm legal!!! " AHUSAHSUASUHUHAS Cabeçaaoo haushahus ^^