Pentagrama

Posted by Thiago Ganon Marcadores:


Falar sobre o Pentagrama é um pouco complicado e simples ao msm tempo... Agente acha mta coisa na net falando sobre ele, mas as vezes 1 contradiz a outra ^^. Ah sim!! Gostaria Antes de tudo, explicar uma coisa... Alguns símbolos podem ter diversos significados totalmente diferentes, dependendo de lugar, época e principalmente, ponto de vista.

Para falar do Pentagrama, é preciso contar algumas historinhas ^^ Peço q sejam pacientes XD

Originalmente símbolo da deusa romana Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita Hoje em dia o termo "pagão" se tornou quase sinônimo da adoração ao demônio - Um erro grosseiro. Os pagãos eram literalmente pessoas do meio rural.

Na localização do centro da Ordem dos Templários, ao redor de Rennes du Chatres, na França, é notável observar um pentagrama natural, quase perfeito, formado pelas montanhas que medem vários quilômetros ao redor do centro. Ainda é possível perceber, a profunda influência do símbolo, em algumas Igrejas Templárias em Portugal, que possuem vitrais na forma de Pentagramas. No entanto, Os Templários foram dizimados pela mesquinhez da Igreja e pelo fanatismo religioso de Luis IX, em 1303. Iniciou-se assim a Idade das Trevas, onde se queimavam, torturavam e excomungavam qualquer um que se opusesse a Igreja. Durante esse longo tempo de Inquisição, a igreja mergulhou no próprio diabolismo ao qual se opunha. Nessa época o pentagrama simbolizou a cabeça de um bode ou do diabo, na forma de Baphomet, o mesmo que a Igreja acusou os Templários de adorar. Assim sendo, o pentagrama passou de um símbolo de segurança à representação do mal, sendo chamado de Pé da Bruxa. Assim, a perseguição da Igreja fez as religiões antigas se ocultarem na clandestinidade.

Ao fim da era das Trevas, as sociedades secretas começam novamente a realizar seus estudos sem o medo paranóico das punições da Igreja. Ressurge o Hermetismo, e outras ciências misturando filosofia e alquimia. Floresce então, o simbolismo gráfico e geométrico, emergindo a Renascença numa era de luz e desenvolvimento. O pentagrama agora, significa o Microcosmo, símbolo do Homem de Pitágoras representado através de braços e pernas abertas, parecendo estar disposto em cinco partes em forma de cruz (O Homem Individual). A mesma representação simboliza também o Macrocosmo, o Homem Universal, um símbolo de ordem e perfeição, a Verdade Divina. Outras ilustrações do mesmo período foram feitas por Leonardo da Vinci, mostrando as relações geométricas do Homem com o Universo.
O Pentagrama voltou a ser usado em rituais pagãos à partir de 1940 com Gerald Gardner. Sendo utilizado nos rituais simbolizando os três aspectos da deusa e os dois do deus, surgindo assim a nova religião Wicca.
O Pentagrama é um símbolo da religião Wicca, assim como a cruz é para o Cristianismo e o Hexagrama (ou Estrela de Davi ou Selo de Salomão) é para o Judaísmo.
Cada ponta do Pentagrama representa um elemento: Ar, Água, Terra, Fogo e Espírito. Os Wiccas acreditam q TUDO no universo seja feito de tais elementos. Também representa um corpo humano (4 membros e a cabeça).



No ano de 1966, Anton LaVey funda a primeira Igraja de Satã (São Francisco, Califórnia). Foi o lider da primeira organização abertamente satânica da história. Este adotou como símbolo para sua igreja, o Pentagrama de cabeça para baixo, o q fez com q a igreja considerasse o pentagrama (invertido ou não) um símbolo de adoração ao Diabo. Naquela época, alguns Wiccanos, para se protegerem da alguns grupos religiosos radicais, chegaram a se opor quanto ao uso do Pentagrama.

Hoje em dia, o pentagrama é um símbolo q indica o ocultismo, proteção e perfeição. Independente do seu passado, ele se configura como um dos principais e mais utilizados símbolos mágicos da cultura Universal.



Bom... Acho q é isso :D Como eu disse no começo, é um tema um tanto quanto complicado... Se ficou faltando alguma coisa, ou se tiver alguma dúvida, pode falar :)

Agora vcs sabem pq q o Pentagrama é tão mal encarado e têm conciência do uso errôneo em adoração ao Diabo.

Espero q tenham gostado =) Aguardem a próxima postagem ^^. Qualquer pedido ou sugestão, é só falar.
Um forte abraço e muita prosperidade a todos!

2 comentários:

  1. Unknown

    Mt legal a postagem do pentagrama!!! Mt coisa eu nao sabiaa!!! Uhhul!!! Isso aew!!! Em busca do conhecimentoo!!!

  1. Akemi

    -Olá! entrei por acaso,mas, como não acredito em acasos...

    Acho que informações vc acha fácil se procurar, mas, transformar em artigos tão claros, simples e concisos como esses...

    Só pra quem sabe e pode!!!

    Parabéns!