Baphomet

Posted by Thiago Ganon Marcadores:

Deste símbolo eu gosto mto ^^ Sempre tive muita curiosidade sobre ele. Leia o artigo completo antes de me chamar de adorador do demônio.


A palavra Baphomet vem da junção das palavras gregas "Bath" e "Methis" q significam "Batismo da Sabedoria". Mas em hebarico é "Beth-Pe-Vav-Taf". Aplicando à cifra Atabash (modo de codificação usado pelos Cabalistas Judeus) obtém-se "Shin-Vav-Pe-Yod-Alpeh" q se soletra "Sophia", palavra grega q significa Sabedoria.

Foi ligado não só ao satanismo, mas foi dito ser o próprio Diabo pela igreja (q novidade eles fazerem essas coisas... ¬¬) por ser usando pelos Cavaleiros Templários enquanto o Papa Clemente V tentava, com acusações de heresia e entre outras coisas, destruir a boa fama dos Templários e fazer com q os msm voltassem a pagar impostos para a igreja.

Pode ser representado em seu aspecto metafísico como o espírito divino q ligou o céu e a terra. Isto pode ser visto no Baphomet de Eliphas Levi, q aponta com 1 braço para cima e outro para baixo (uma posição semelhante à Shiva da Índia). No ocultismo, isto representa o conceito q diz "assim encima como em baixo".

De acordo com a descrição do Abade, a imagem do Baphomet é feita do seguinte modo: "Figura panteística e mágica do absoluto. O facho colocado entre os dois chifres representa a inteligência equilibrante do ternário; a cabeça de bode, cabeça sintética q reúne alguns caracteres do cão, do touro e do burro representa a responsabilidade só da matéria e a expiação, nos corpos, dos pecados corporais. As mãos são humanas, para mostrar a santidade do trabalho, fazem o sinal de esoterismo para cima e para baixo para recomendar o mistério aos iniciados. Mostram 2 lunares crescentes. Um branco q está encima e outro mais escuro, q está em baixo, para explicar as relações entre o bem e o mal, da misericórdia e da justiça. A parte de baixo do corpo está coberta. Imagem do mistério da geração universal, expressa somente o símbolo de Caduceu.

O ventre do bode é escamado e deve ser colorido em verde; o semicírculo q está encima deve ser azul; as pernas q sobem até o peito devem ser de diversas cores. O bode tem peito de mulher e, assim só traz da humanidade os sinais de maternidade e do trabalho, isto é, os sinais redentores. Na sua fronte e em baixo do facho, vemos o signo do microcosmo, ou pentagrama de ponta para cima, símbolo da inteligência humana, q colocado em baixo do facho, faz da chama deste, uma imagem de revelação divina. Este panteus deve ter por assento, um cubo e para estrado quer uma bola só, quer uma bola e um escabelo triangular."

Devido à eficiência da sua ideação, Levi faz propositalmente com q exatamente essa forma do Baphomet era presente na celebração dos Antigos Mistérios.

A imagem do Bode de Mendes, de Eliphas Levi, foi uma das primeiras, senão a primeira, q associou um bode ao ídolo Templário. É muito provável, dada à condição de sarcedote católico do Abade Alfonse Louis Constant, q a imagem bíblica do sacrifício do Bode Expiatório tenha lhe servido de inspiração. O bode no Egito, entretanto não possuía um significado religioso grande exceto por este culto sacrificial, promovido na cidade de Mendes. Daí a denominação escolhida por Levi, o Bode de Mendes.

Bom, se tiver mais alguma coisa pra falar, peço q me lembrem :)

Espero q tenham gostado deste post ^^ e tbm q tenham mudado seus conceitos sobre esta imagem. Vou ficando por aqui. Forte abraçao q muita prosperidade pra tdos!!!

0 comentários: